Numa imagem proveniente de documentação interna da própria marca, publicada pelos holandeses da Groen7, é possível conhecer a calendarização de produção prevista para todos os modelos que irão compor esta primeira gama de novos eléctricos da casa de Wolfsburg, entre 2019 e 2022.

Como seria de esperar, o primeiro a chegar ao mercado, em 2020 (a produção começará um ano antes) será o hatchback I.D., com dimensões próximas das de um Golf da actual geração, motor de 170 cv e uma autonomia na casa dos 600 km, tendo como destino apenas o mercado europeu.

20 fotos

Seguir-se-lhe-á o I.D. Cross, versão de produção do protótipo I.D. Crozz. Trata-se de um SUV com ares de coupé de quatro portas, e um comportamento que promete estar ao nível do do Golf GTI, derivado do concept que a Volkswagen mostrou no passado Salão de Xangai, sendo que terá como destino a Europa e os EUA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

12 fotos

O último modelo desta primeira linhagem a chegar ao mercado será, então, o tão aguardado I.D. Buzz, que até deverá ser utilizado em serviços de car sharing em versão de condução totalmente autónoma, a lançar lá mais para 2022, mas sem que sejam indicados ainda os seus mercados de destino.

Pelo meio, e este é um dado novo, serão lançados mais dois modelos. Um “pormenor” essencial: nenhum deles tem lançamento previsto na Europa, ambos se destinando apenas à China e aos mercados da América do Norte.

A lançar depois do I.D. Cross, o I.D. Lounge ainda não mostra as suas formas exteriores, mas tudo parece indicar tratar-se de um modelo de carácter mais funcional e dimensões mais generosas, que será comercializado apenas na China e nos EUA. A que se seguirá o I.D. AEROe, também “escondido” sob uma capa, mas tudo apontando para um coupé de linhas dinâmicas e fluídas.