É caso para dizer que, nos dias que correm, os motores também não se medem aos palmos. A Jaguar Land Rover é mais um construtor disposto a confirmá-lo, nomeadamente através do novo quatro cilindros a gasolina de 2,0 litros da família Ingenium que, na sua mais recente derivação P300, oferece qualquer coisa como 300 cv de potência e um binário máximo de 400 Nm, para mais constante entre as 1.500 rpm e as 4.500 rpm.

Contando, entre outros atributos, com dois turbocompressores de dupla entrada com rolamentos em cerâmica, para reduzir o atrito, a nova unidade motriz já havia sido anunciada como a nova adição à oferta da generalidade dos modelos da Jaguar. Agora, é a Land Rover que faz saber que também o mais recente membro da sua gama vai contar com os serviços deste propulsor.

Já disponível em Portugal, o Velar 2.0 turbo de 300 cv a gasolina, como todas as restantes versões do modelo, apenas é proposto com tracção integral permanente e caixa automática ZF de oito velocidades, anunciando 6,0 segundos nos 0-100 km/h, uma velocidade máxima de 234 km/h e um consumo combinado de 7,8 l/100 km. Os preços oscilam entre os 72.570€ pedidos pela versão dotada do nível de equipamento base, e os 97.124€ exigidos pela variante associada ao mais refinado e completo nível de equipamento R-Dynamic HSE.

Na oferta a gasolina podem ainda ser encontrados os motores 2.0 de 250 cv (proposto a partir de 68.200€) e 3.0 de 380 cv (disponível a partir de 93.242€).

Mais interessantes para Portugal serão, naturalmente, as opções diesel, a começar pelo 2.0D de 180 cv (disponível desde 71.033€), passando pelo 2.0D de 240 cv (preços a partir de 77.957€) e pelo 3.0D de 300 cv (desde 93.305€).