A vida é mesmo assim. Quando alguém é considerado o maior no que quer que seja – e em matéria de superdesportivos, a Ferrari é decididamente um dos fabricantes mais respeitados do mercado –, nada de jogar à defesa. Assim que um adversário ameaça a liderança, a melhor resposta é mesmo o ataque.

Vem isto a propósito de um Ferrari FXX K muito especial que foi visto a esmagar os recordes na pista italiana de Monza, a mesma que acolheu o recente Grande Pémio de Fórmula 1 (F1) em Itália, revelando um andamento impressionantemente rápido, ainda que em versão completamente camuflada.

O FXX K ‘normal’ já era um carro fantástico, quando foi apresentado em 2015 e do qual a Ferrari anunciou produzir apenas 40 unidades, desde logo todas vendidas. Aliava um imponente e nobre motor V12 atmosférico, com 850 cv e capaz de girar até às 9.250 rpm, aliado a um motor eléctrico de 190 cv, alimentado por uma solução similar à Hy-Kers que equipa os F1. No total, eram 1.050 cv, à disposição de uma carroçaria muito aerodinâmica que, mesmo sem asas proeminentes, era capaz de gerar 540 kg de downforce a apenas 200 km/h.

Tal como aconteceu anteriormente com o 599XX e o FXX, o FXX K foi concebido para que clientes muito especiais se divertissem em pista – basicamente, o significado da sigla XX –, o que aliás é garantido quando associamos um chassi com 1.495 kg com uma potência de 1.050 cv, o que dá uma relação peso/potência de 1,42 kg/cv.

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Agora que está para breve a apresentação das versões de série do Mercedes-AMG One e do Aston Martin Valkyrie, ambos a apontar para uma relação de 1 kg/cv, a Ferrari não quer ficar atrás e resolveu apimentar o FXX K, criando a versão Evoluzione, exactamente aquela que foi possível ver em Monza, em fase de testes finais, uma vez que tudo parecia funcionar na perfeição.

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As imagens agora disponíveis, captadas pelo youtuber 19Bozzy92, revelam um superdesportivo ainda mais assanhado, com uma asa generosa na traseira, um difusor posterior de tamanho familiar e um splitter à frente, sob o pára-choques, que cola o que quer que seja ao chão, para que o FXX K Evoluzione tenha ainda mais aderência no trem dianteiro em curva.

A Ferrari ainda não confirmou a existência deste modelo nem a sua vontade de o produzir, mas a realidade é que com a chegada do AMG One e do Valkyrie, a casa de Maranello dificilmente se poderá dar ao luxo de ficar a ver a banda passar, com uma gama cheia de modelos lindíssimos, mas todos eles abaixo dos 1.000 cv. Para vergonha, já basta os Bugatti e os Koenigsegg de 1.500 cv, já para não mencionar os superdesportivos eléctricos, que cada vez há mais.

Como não é muito fácil reduzir o peso do FXX K Evoluzione, que é bom recordar deriva do Enzo – e o enorme motor V12 com 6,3 litros tão pouco ajuda neste domínio –, a marca italiana vai ter de encontrar mais uns cavalos extra para reforçar a ganadaria. E basta montar um segundo motor eléctrico para ultrapassar os 1.200 ou até mesmo os 1.300 cv.

Mas agora, a menos que tenha por aí à mão cerca de 2,5 milhões de euros (o valor mínimo pelo qual a Ferrari admitirá separar-se de um dos seus novos FXX K Evo), regresse ao vídeo e delicie-se de novo com o cantar deste motor V12. E se há quem afirme que o FXX K Evo seja para uso exclusivo em pista, não é difícil para um construtor como a Ferrari convertê-lo para uma utilização em estrada. Pelo menos, não será mais complicado do que para uma Mercedes ou Aston Martin.