General Motors

GM anuncia dois crossovers eléctricos

Impulsionada pelo sucesso alcançado com o eléctrico Bolt, a General Motors anunciou dois novos crossovers, com base na mesma plataforma, já para 2020. Um dos quais até já tem fotografia.

Autor
  • Francisco António

Procurando aumentar a rentabilidade da plataforma que serve de base ao eléctrico Bolt – vendido na Europa como Ampera-e –, a General Motors (GM) acaba de anunciar não um, mas dois novos pequenos crossovers. Modelos concebidos a partir da mesma arquitectura, cuja chegada ao mercado deverá acontecer em 2020.

O anúncio destes novos produtos esteve a cargo da CEO da GM, Mary Barra, que deu a conhecer a primeira imagem de um deles – ainda sem logótipo, o que deixa no ar a possibilidade de o futuro modelo de produção poder vir a ser comercializado por qualquer uma das marcas do grupo, mas a revelar desde já muitas semelhanças com o protótipo FNR-X – o concept que foi apresentado pela Chevrolet, em Abril último, durante o Salão Automóvel de Xangai.

Já no capítulo tecnológico e caso a opção passe pela utilização do mesmo sistema propulsor do Bolt, tal significará que o futuro pequeno crossover da GM terá por base um pack de baterias de iões de lítio com uma capacidade de 60 kWh, além de um motor eléctrico a anunciar 200 cv de potência e 360 Nm de binário. Mas porque, à partida, será mais pesado que o Bolt, não deverá anunciar a mesma autonomia de 383 km.

Nova plataforma eléctrica em 2021

A par desta primeira imagem do novo crossover, a GM deu a conhecer os primeiros detalhes de uma nova plataforma modular, ao que tudo indica, para futuros veículos eléctricos, a apresentar a partir de 2021. E que, segundo Mary Barra, servirá de base não só a modelos de vários segmentos, como também a propostas das mais variadas marcas do grupo.

Esta nova arquitectura está a ser desenvolvida de modo a conseguir acomodar, de forma mais flexível e modular, um novo sistema de baterias, com custos de produção 30% mais baixos, quando comparados com o actual Bolt. A nova plataforma será não apenas maior, como também mais leve, tudo apontando para que venha a beneficiar das mais recentes evoluções em temos de carregamento rápido.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote na segunda edição do concurso dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto ObservadorVote agora

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Venezuela

Um objeto imóvel encontra uma força imparável

António Pinto de Mesquita

Num dos restaurantes mais trendy de Madrid ouve-se o ranger de um Ferrari que para à porta. Dele sai um rapaz novo, vestido com a última moda. Pergunta-se quem é. “É filho de um general venezuelano”.

Enfermeiros

Elogio da Enfermagem

Luís Coelho
323

Muitos pensam que um enfermeiro não passa de um "pseudo-médico" frustrado. Tomara que as "frustrações" fossem assim, deste modo de dar o corpo ao manifesto para que o corpo do "outro" possa prevalecer

Poupança

O capital liberta

André Abrantes Amaral

É do ataque constante ao capital que advêm as empresas descapitalizadas, as famílias endividadas e um Estado sujeito a três resgates internacionais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)