O núncio apostólico (embaixador do Vaticano) em Portugal, Rino Passigato, já enviou para o Vaticano o documento com os nomes propostos para substituir D. António Francisco dos Santos como bispo do Porto, depois da morte súbita deste bispo em setembro do ano passado, vítima de um ataque cardíaco fulminante.

A carta já seguiu para a Congregação para os Bispos (órgão da Santa Sé responsável pelo processo de nomeação dos bispos) e tudo indica que o nome do novo bispo do Porto seja conhecido ainda este mês, admitiu ao Observador fonte próxima deste processo.

A notícia foi inicialmente avançada na manhã desta quarta-feira pelo jornal Público, que avançou também os três nomes que estarão na lista enviada pelo embaixador do Vaticano: D. Virgílio Antunes (bispo de Coimbra e antigo reitor do Santuário de Fátima); D. Manuel Linda (bispo das Forças Armadas), e D. António Augusto de Azevedo (bispo auxiliar do Porto).

Morreu D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, “um homem da tolerância”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

D. António Francisco dos Santos morreu a 11 de setembro de 2017, aos 69 anos, na sequência de um ataque cardíaco fulminante. O bispo sentiu-se mal na manhã daquele dia e ainda foi socorrido pelo INEM, mas sem sucesso, acabando por morrer ainda na residência episcopal. O bispo auxiliar D. António Taipa assumiu as funções de administrador diocesano durante o período em que um novo bispo não é escolhido pelo Vaticano.

O primeiro passo na nomeação de um novo bispo compete ao núncio apostólico, que representa diplomaticamente o Vaticano em Portugal, que envia para a Congregação para os Bispos uma lista de potenciais candidatos à sucessão.

Dependendo da diocese para a qual se destina o novo bispo, e também ao número de bispos existentes no país, a lista pode ser composta por outros bispos (deixando lugares vagos noutras dioceses e obrigando à abertura de novos processos de substituição) ou então por padres que a Igreja portuguesa considera terem condições para ser nomeados bispos.

Para a diocese do Porto, uma das maiores do país, com mais de dois milhões de habitantes em 477 paróquias, deverá seguir um bispo experiente. Segundo sabe o Observador, os nomes revelados esta quarta-feira pelo jornal Público vão na linha do que têm sido as conversações internas sobre o sucessor de D. António Francisco dos Santos.