O feed de notícias do Facebook vai mudar. Quem deixa o aviso é o presidente executivo e fundador da empresa, Mark Zuckerberg, num post que publicou na rede social. O feed, a secção principal do Facebook que mostra os posts de amigos e partilhas de páginas quando se abre o website ou app, passará a privilegiar as ligações pessoais e familiares em vez de notícias e anúncios. Zuckerberg diz que alterações são para melhorar a experiência dos utilizadores.

One of our big focus areas for 2018 is making sure the time we all spend on Facebook is time well spent.We built…

Posted by Mark Zuckerberg on Thursday, January 11, 2018

Segundo comunicado do Facebook, a atualização do algoritmo utilizado para o feed de notícias vai “prever os posts que com o utilizador goste de interagir”. Ou seja, conversas em que costuma comentar ou pôr like irão aparecer mais recorrentemente. O Facebook afirma que esta alteração irá mostrar “menos conteúdo público, incluído vídeos e posts de publicações e negócios”. Os utilizadores que quiserem continuar a ver conteúdos de páginas públicas vão continuar a ter a opção “see first” (ver primeiro, em português).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Zuckerberg, nas resoluções para 2018, já tinha afirmado que um dos objetivos para este ano era resolver problemas do Facebook. O fundador da rede social mais utilizada do mundo quer passar a mensagem que está focado em alterar a perceção que o público tem das plataformas que o Facebook detém e os efeitos nocivos que têm para os utilizadores e para a sociedade. A notícia surge depois de um ano de 2017 marcado com críticas à rede social por permitir que estados e empresas influenciassem os utilizadores da rede social.

Os objetivos de Mark Zuckerberg para 2018

A implementação destas novas medidas será gradual e os utilizadores não irão perceber logo a alteração da forma como o feed funciona, isto porque não se trata de uma alteração de design.