Pikes Peak International Hill Climb é uma corrida para homens de barba rija, ou melhor, para pilotos que não tenham receio de ir desta para melhor, caso alguma coisa mal. São 20 km a subir, com paisagens magníficas sobre as Rocky Mountain, mas precipícios muito pouco convidativos, ao longo dos quais é necessário descrever 156 curvas.

Disputada no estado do Colorado, a rampa é venerada pelos americanos. Mesmo nos primórdios, quando ainda era em piso de terra, tendo passado depois a ter a primeira metade em asfalto, revestimento que agora cobre a totalidade da subida, que arranca a 2.862 metros de altitude, para ter a linha de meta localizada a 4.302 metros, ou seja, mais do dobro da “nossa” Serra da Estrela.

A Volkswagen vai participar com um protótipo 100% eléctrico e se, por um lado, vai tentar bater o recorde da rampa para veículos movidos a electricidade – Rhys Millen fixou em 2015 o tempo de 9 minutos, 7 segundos e 222 milésimos, o que lhe permitiu vencer entre os eléctricos e à geral –, por outro, vai tentar igualmente ser a mais rápida na prova conhecida como “a corrida às nuvens”.

Através do teaser, é possível constatar que o veículo alemão se assemelha, em contornos, a um protótipo com muito apoio aerodinâmico, fruto da imensa asa traseira e o generoso “lábio” frontal. Mas a Volkswagen vai ter de construir um carro particularmente potente, pois o carro de Millen, que está longe de deter o recorde da prova, foi alcançado com um veículo equipado com seis motores eléctricos alimentados por uma bateria de 50 kWh (são apenas 20 km), mas que em conjunto forneciam uns brutais 1.020 kW. Ou seja, qualquer coisa como 1.387 cv, a que aliava um binário de 2.160 Nm, força que lhe permitia sair das retorcidas curvas do traçado como se fosse uma bala. Tudo isto para um peso de apenas 1.150 kg, o que não é nada mau para um eléctrico.

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Dumas não é propriamente um iniciado nestas matérias. Além das três vitórias em Pikes Peak, o francês tem por hábito ganhar por onde quer que passe, o que fez nas 24 Horas de Le Mans, onde já foi o primeiro em oito ocasiões (uma delas reservada a clássicos), além de se ter sagrado campeão do mundo de resistência (WEC) em 2016, com o Porsche 919 Hybrid.

“Vai ser um prazer correr em Pikes Peak com um veículo eléctrico, pois pela primeira vez vou conduzir um carro que me vai dar a mesma potência à partida e à chegada”, afirma o piloto, que está habituado a motores a gasolina, ainda que sobrealimentados, que perdem potência à medida que encontram o ar mais rarefeito.

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A prova americana disputa-se a 24 de Junho, com a particularidade de os pilotos terem à sua disposição várias sessões de treinos, mas apenas uma subida de prova, que estabelece a classificação final. O Volkswagen de competição deverá ser apresentado ao público no próximo Salão de Genebra, em Março. Interessante seria se a marca germânica aproveitasse o carro de competição para conceber um desportivo de estrada similar, ainda que menos exuberante, para fazer concorrência ao Tesla Roadster.