Kim Jong-Un convidou o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, para um encontro em Pyongyang, capital da Coreia do Norte. O convite foi feito pela irmã mais nova do líder norte-coreano, Kim Yo Jong, que se encontra na Coreia do Sul a assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno, revelou o porta-voz do governo sul-coreano, Kim Eui-kyeom.

Kim Yo Jong chegou à Coreia do Sul na sexta-feira, entre boatos de que iria convidar formalmente Moon Jae-in para visitar a Coreia do Norte ainda este ano. A irmã mais nova de Kim Jong-Un — o primeiro membro da dinastia Kim a visitar o país vizinho desde o fim da Guerra da Coreia — participou nesse dia na abertura oficial dos Jogos, que ficou marcada por um aperto de mão histórico com o líder sul-coreano, um sinal de aproximação entre os dois países. Na pista, os atletas das duas Coreias marcharam sob uma bandeira comum.

O vice-presidente dos Estados Unidos da América, Mike Pence, que lidera a comitiva norte-americana, também esteve na cerimónia de abertura. Porém, destoou do espírito de aproximação. Pence ficou sentado a poucos metros da irmã de  Kim Jong Un, mas não interagiu com a representante norte-coreana, informou este sábado a Casa Branca. O vice-presente assistiu à abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na companhia do presidente sul-coreano e do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, sentados ao seu lado. A irmã de Kim Jong Un ficou na fila de trás do camarote de honra.

Quem é Kim Yo-jong, o “cérebro” da propaganda da Coreia do Norte

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este sábado, os dois participaram num encontro no palácio presidencial este sábado, no qual esteve também presente Kim Yong Nam, chefe da delegação norte-coreana. Segundo a informação divulgada por Seul, Kim Jong-Un mostrou-se disponível para se reunir com o presidente da Coreia do Sul o mais depressa possível. Moon Jae-in terá respondido que os dois países “devem” reunir-se depois de criadas “as condições certas”, sugerindo que a Coreia do Norte também deverá entrar em conversações com os Estados Unidos da América, refere a CNN.

Contudo, o país liderado por Kim Jong-Un não parece ter qualquer  interesse em iniciar um diálogo com o governo de Donald Trump. Jo Yong Sam, diretor-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, deixou claro que os norte-coreanos nunca irão “implorar aos Estados Unidos por diálogo”, afastando a hipótese de um encontro durante os Jogos Olímpicos. “Não temos qualquer intenção de nos reunirmos com os Estados Unidos durante a nossa visita à Coreia do Sul”, referiu o responsável num comunicado divulgado pela agência de notícias KCNA, na quinta-feira.

O encontro, caso venha a acontecer (o convite ainda não foi formalmente aceite por Moon Jae-in), deverá decorrer no final deste ano e será o primeiro entre líderes das duas Coreias desde 2007. Foi nessa data que Kim Jong Il, pai do atual líder norte-coreano, se reuniu com o então presidente, Roh Moo-Hyun.