A assembleia-geral da Lusa foi adiada esta terça-feira para dia 21 de março, a pedido da tutela, dado as Finanças não terem tido oportunidade de analisar os documentos enviados pelo Conselho de Administração, disse a presidente, Teresa Marques.

“O representante do Estado pediu o adiamento da assembleia-geral” porque “não tinha havido oportunidade da tutela financeira de analisar a documentação enviada pelo Conselho de Administração”, explicou Teresa Marques.

A presidente do Conselho de Administração da agência de notícias adiantou que numa reunião em dezembro, com o ministro da Cultura, a tutela tinha sugerido a antecipação da assembleia-geral em um mês, uma vez que a presidência iria ser substituída.

“Houve um esforço por parte do Conselho de Administração e pelo Conselho Fiscal” para deixar tudo “pronto atempadamente”, sublinhou Teresa Marques, pelo que “não deixa de surpreender” que a reunião tenha sido adiada pelo motivo apresentado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 28 de dezembro, a Lusa noticiou que o Governo ia nomear o jornalista Nicolau Santos para presidente da agência Lusa.

Além da nomeação de Nicolau Santos, a assembleia-geral da Lusa tinha na ordem de trabalhos a aprovação das contas de 2017 e o orçamento para este ano, entre outros pontos.

Teresa Marques vai continuar à frente da Lusa até 21 de março, altura em que está agendada a nova reunião magna da agência de notícias.