“Parece que estamos no Master Chef!”, ouviu-se na sala de conferências transformada em cozinha onde várias bancadas estavam espalhadas pelo espaço. De facto, havia uma certa sensação de que o trio Matt Preston, Gary Mehigan e George Calombaris (os anfitriões da versão australiana do famoso franchise televisivo) podiam surgir a qualquer momento. Infelizmente, não aconteceu, mas também ninguém ficou desiludido ao ver que Fabien Nguyen, o célebre chef pasteleiro, e Diogo Lopes, o seu braço direito, seriam os professores da tarde. Estava prestes a começar a apresentação das novas Masterclasses do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, atividade que a partir do próximo sábado, 3 de março, vai pôr muita gente a cozinhar mais — e melhor.

Cada banca preta já se encontrava com a mise-en-place pronta — todos os participantes têm direito a um avental com o nome bordado e um daqueles famosos (mas nada úteis) chapéus altos de cozinheiro. Pausa para fun fact: os cozinheiros usavam-nos não só porque eles ajudam a impedir a queda de cabelos na comida mas também porque são uma boa forma de arrefecer a cabeça, em pleno calor das cozinhas. Retomemos.

A especialidade do chef Fabien Nguyen é a pastelaria francesa. © Diogo Lopes / Observador

Assim que a “turma” ficou pronta e equipada, o “professor” Fabien começou a sua palestra: “Vamos aprender a fazer o mil-folhas do Ritz”, anunciou. Para quem não saiba, o famoso hotel lisboeta tem um bolo igualmente icónico que faz as delicias de hóspedes e não só, já que também é vendido ao quilo, para fora. Estruturalmente fala-se de uma composição gulosa de várias placas de massa folhada que são intercaladas por confit (uma espécie de compota) de framboesas, framboesas frescas, creme de pasteleiro e açúcar caramelizado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vamos começar pelo creme pasteleiro”, anunciou o chef que nasceu no Vanuatu e que, depois de passar vários anos em França, se mudou para Portugal (“Aqui há praia e calor, isso é óptimo!”). Da sua estação/púlpito, o pasteleiro foi mostrando, passo a passo, como se fazia o creme doce que pôs toda a gente a pedir “colheres pequeninas para ir provando”. Depois de concluído o processo, todos os alunos — cada banca dava para dois, o objetivo era trabalhar em conjunto, uma espécie de team building gastronómico — receberam a pasta e foi dada luz verde para que cada dupla começasse a fazer a sua própria sobremesa.

Com mais ou menos dificuldades — “Chef! Isto está a ficar tudo torto!”, disparou uma aluna aflita –, os mil-folhas foram ganhando forma. No final, cada grupo foi convidado a dar largas à imaginação no momento de decorar o bolo, recebeu um diploma assinado e lacrado, e puderam levar consigo a respectiva criação.

Os chefs estiveram sempre entre os participantes. Nesta foto vemos o sub-chef pasteleiro Diogo Lopes a ajudar a caramelizar o açúcar em pó. © Diogo Lopes / Observador

De forma muito resumida, foi isto que aconteceu na hora e meia de cozinhados que no próximo sábado se voltará a repetir. A primeira destas Masterclasses será sobre este mesmo mil-folhas, mas o aquilo que está planeado até ao final de maio vai muito além desta sobremesa. Sempre com a ajuda do qualificado staff do hotel (dos chefs Fabien Nguyen e Pascal Maynard ao bartender Ricardo Felgueiras, passando pela sommelier Gabriela), todas as Masterclasses vão ser diferentes: há aulas de coisas tão diferentes como cocktails com vinho do Porto (10/3), strudel de bacalhau (17/3), introdução à prova (24/3), ovos da Páscoa (31/3), raviolis (7/4), cocktails clássicos (14/4), vinhos espumantes (21/4), sushi (28/4), cocktails sour (5/5), cookies (12/5) e vinhos brancos (19/5).

Estas aulas só são acessíveis a quem se inscrever no brunch do hotel (custa 56€ por pessoa; grátis para crianças dos 0 aos 5; miúdos dos 6 aos 12 pagam 28€) e não acarretam qualquer custo extra. Realizam-se sempre entre as 15h e as 16h30, só há capacidade para 20 alunos ao mesmo tempo e quem quiser participar deverá reservar com antecedência.

Resta perguntar: está pronto para pôr, literalmente, as mãos na massa?

Masterclasses — Ritz Four Seasons Hotel Lisboa
R. Rodrigo da Fonseca, 88, Lisboa
Aulas gratuitas mediante a inscrição no brunch do hotel.
Reservas através do 213 811 400