Reserve já espaço na agenda para os dias entre 5 e 15 de abril: a 11ª edição do Peixe em Lisboa já foi confirmada e regressará ao Pavilhão Carlos Lopes com a habitual comida de qualidade e muitas outras novidades.

O maior evento nacional dedicado à gastronomia de mar volta à capital reunindo grandes nomes da cozinha lusa… E não só. De entre o leque de participações internacionais merecem destaque as seguintes: Ashley Palmer-Watts (8 de abril), que lidera o Dinner, em Londres, e tem duas estrelas Michelin; Anthony Genovese (9 de abril), chef do Il Pagliaccio, em Roma (duas estrelas Michelin); Ana Ros (10 de abril), a eslovena que que em 2017 foi eleita como Melhor Chef Feminia do Mundo pelo seu trabalho no restaurante Hisa Franko, na zona rural da Eslovénia; Andrew Wong (11 de abril), do restaurante londrino A Wong (uma estrela Michelin), que vai levar pela primeira vez a comida chinesa ao Peixe em Lisboa; e, finalmente, Iván Domínguez, do Alborada na Corunha (uma estrela Michelin).

O contigente português vai fazer-se representar por Jose Avillez (12 de abril); João Rodrigues, do Feitoria (uma estrela Michelin), a 15 de abril; João Oliveira, do Vista, em Portimão (uma estrela Michelin), a 6 de abril; Tiago Bonito, do Largo do Paço, em Amarante (uma estrela Michelin), a 7 de abril; o líder do Euskalduna Studio, no Porto, Vasco Coelho Santos (7 de abril); e ainda Diogo Noronha, do Pesca, em Lisboa, e Diogo Rocha, da Mesa de Lemos, em Viseu (ambos no dia 14 de abril).

Os restaurantes convidados

Os nomes ja mencionados estarão presentes no auditório do evento, espaço reservado para apresentações e showcooking. Na zona de restauração, vários espaços lisboetas vão deslocar-se ao Parque Eduardo VII para apresentar a sua comida. De entre a lista presenças figuram os seguintes nomes: Casa do Bacalhau, do chefe João Bandeira; Loco, do chefe Alexandre Silva (uma estrela Michelin; o ainda não inaugurado Mariscador, liderado pelo chefe Rodrigo Castelo; Arola, do Hotel Penha Longa (Sintra); Ibo, do chefe João Pedrosa; Kanazawa, do chefe Paulo Morais; Kiko Martins; Taberna Fina, do chefe André Magalhães; Ritz Four Seasons, do chefe Pascal Maynard e por fim, o Ribamar, em Sesimbra, de Hélder Chagas — o único restaurante que esteve presente nas 11 edições do Peixe em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como já é habitual também vai haver espaço para os concursos, sendo um deles o de Pataniscas (9 de abril). O outro será o já célebre “O Melhor Pastel de Nata”. Estão previstas ainda outras actividades como conversas, tertúlias ou harmonizações de vinho. Estão previstas também várias sessões, feitas em parceria com a Docapesca e a Ciência Viva, dedicadas à pesca sustentável e ao consumo de espécies que não estejam em risco de extinção, como o carapau, por exemplo. Esse mesmo peixe terá papel de destaque nas apresentações especiais dos chefs Bertílio Gomes, do Chapitô à Mesa, João Rodrigues e Pedro Almeida, do Midori, no Hotel Penha Longa.

Outras novidades

A geografia do Peixe em Lisboa vai mudar nesta 11ª edição. Pela primeira vez vão existir três esplanadas espalhadas pelos arredores do Pavilhão Carlos Lopes, adicionando mais 100 lugares à lotação geral do espaço. O Mercado Gourmet que normalmente também se associa a esta “festa do peixe português” vai estar presente mas vai sair da zona de alimentação, para facilitar a movimentação do público. Também o espaço reservado às apresentações dos chefs vai mudar, instalando-se numa divisão maior.

Não esquecer também que está prevista a criação de uma app dedicada ao evento, que estará disponível para iOS e Android e que dará aos utilizadores informações mais concretas sobre horários e muito mais.

11ª edição do Peixe em Lisboa
Pavilhão Carlos Lopes, Parque Eduardo VII, Lisboa. De 5 a 15 de abril, das 12h às 24h (5 de abril, das 18h00 às 24h; 15 de abril, das 12h às 18h; sextas e sábados fecha à 1h). 15€ (entrada diária), 60€ (entrada diária para grupos de 5 pessoas); grátis para crianças até aos 12 anos