Rádio Observador

Cocktails

Lisbon Bar Show 2018 com cartaz fechado: conheça as novidades

Grandes nomes nacionais e internacionais (do mundo da comida e da bebida), prémios e vão-se instalar no Convento do Beato nos próximos dias 15 e 16 de maio.

Ricardo Gomes

Comece já a preparar o fígado: o Lisbon Bar Show vai regressar nos dias 15 e 16 de maio e alguns dos maiores nomes da coquetelaria mundial vêm à capital lusitana, ao Convento do Beato, mais concretamente, mostrar aquilo que de melhor e mais recente se pode beber e aprender.

Como o Observador já tinha anunciado, o “país convidado” desta edição serão nuestros hermanos de Espanha, o que significa que grande parte da programação girará em torno de especialidades (gastronómicas também, na área de alimentação) espanholas.

Dentro dessa mesma programação há o já habitual destaque para a presença de algumas das principais referências no mundo do bartending. De entre a lista de ilustres encontram-se, por exemplo, Simone Carporale, considerado no festival Tales of the Cocktail como o International Bartender of the Year (2014); o famoso Alex Kratena (ex-líder do bar Artesian, que foi, durante quatro anos seguidos, o nº 1 na lista do The World’s 50 Best Bars); Erik Lorinczo actual bartender do melhor bar do mundo, o Savoy, em Londres; e Philip Duff, o diretor de educação do maior evento de cocktails a nível internacional, o Tales of Cocktail (Nova Orleães).

Como a comida e a bebida andam sempre de mão dada, não é de estranhar que a mesma também tenha um espaço reservado na programação do certame, estando já confirmada a presença de dois chefs com uma estrela Michelin, Leonel Pereira (do São Gabriel, em Almancil) e Alexandre Silva (Loco, Lisboa). Cada um deles irá fazer uma apresentação onde relacionam a sua comida com o mundo das bebidas espirituosas.

Ao todo, cerca de 100 expositores vão estar presentes neste Lisbon Bar Show 2018, evento que procura mostrar ao país (tanto o público geral como pessoas da industria são mais que bem vindas) as mais recentes tendências e novidades do mundo das bebidas. A juntar a isto há também os já habituas workshops, seminários e concursos de cocktails.

Como tem sido hábito até agora, o Lisbon Bar Show também serve de base para os prémios LBS, galardões que destacam as melhores marcas, bartenders e bebidas a nível nacional. São estes os prémios e respetivos nomeados deste ano:

  • Produto do Ano: Vermouth La Quintinye, Rum Plantation, Rum Zacapa 23, Licor Beirão D’Honra
  • Melhor Carta de Bar: The Royal Cocktail Club, Porto; Cinco Lounge, Lisboa; Red Frog, Lisboa; Gusto Bar, Conrad Hotel, Almancil
  • Melhor Bar de Hotel: Ritz Bar – Hotel Ritz Four Seasons, Lisboa; Tempus Lounge – Corinthia Hotel, Lisboa; Gusto Bar – Conrad Hotel, Almancil; RIB Beef & Wine – Pestana Vintage Hotel, Porto
  • Melhor Equipa de Bar: Columbus Bar, Faro; Bovino Steakhouse, Almancil; Red Frog, Lisboa; Cinco Lounge, Lisboa
  • Melhor Bar: Columbus Bar, Faro; Cinco Lounge, Lisboa; Red Frog, Lisboa; The Royal Cocktail Club, Porto
  • Melhor Bartender: Zé Robertson – Cinco Longe; Jaime Montegomery – Bovino Steak House; Paulo Gomes – Red Frog; Nelson Matos – Gusto Bar
  • Melhor Barmaid: Ana Morgado – Gin Lovers; Inês Moreira – Vermuteria da Baixa; Flavi Andrade – Guarita Terrace; Tatiana Cardoso – The Royal Cocktail Club
  • Melhor Bartender Internacional: António Saldanha, João Eusébio, Pedro Paulo, Wilson Pires
  • Melhor Cocktail: Mademoiselle Apéritif, Red Frog; Esmeralda, Daniel Carvalho (Barman do Ano); Volver, Fernando Santos (Bacardi Legacy); Sweet of the Elders, Carlos Santiago (World Class)
  • Melhor Embaixador da Marca: João Pessoa, Licor Beirão; Miguel Lapa, Empor Spirits; César Coutinho, Viriathus; Abel Madureira, Bacardi.

Lisbon Bar Show 2018
Convento do Beato. Rua do Beato, 44, Lisboa. 15 e 16 de Maio, das 13h às 21h. 23€ (até dia 10 de maio) e 30€ (à porta do evento). Um euro do preço de cada ingresso reverterá para associação de solidariedade social Let’s Help.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: dlopes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)