Pelo menos 64 pessoas morreram este domingo, num incêndio que deflagrou num centro comercial na cidade de Kemerovo, na Rússia, confirmou o ministro das situações de emergência, numa altura em que falta ainda recuperar seis corpos.

Em declarações à televisão, Vladimir Puchkov disse que os bombeiros já verificaram todos os quatro pisos do centro comercial. O anterior balanço dava conta de 53 mortos. Nos hospitais de Kemerovo estavam, esta segunda-feira, hospitalizadas 12 pessoas e outras 36 receberam assistência em ambulatório.

O fogo começou no quarto andar do edifício Winter Cherry, que contém um complexo de entretenimento e o cinema. “De acordo com informação preliminar, o teto colapsou em duas salas de cinema”, informou o Comité de Investigação russo num comunicado citado pela BBC. Cerca de 13 corpos foram encontrados nas salas de cinema. Mais de uma centena de pessoas foram retiradas do edifício.

A causa do incêndio ainda não é conhecida. Está a decorrer uma investigação para apurar a origem do incidente.

Várias pessoas foram vistas a pular das janelas para fugir às chamas, segundo a BBC. Os vídeos que estão a circular nas redes sociais mostram a dimensão da nuvem de fumo que vem do centro comercial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/cdgmeatpie/status/978036731349012481

De acordo com investigações preliminares, o alarme anti-incêndios do edifício não foi acionado, pelo que as pessoas que ali se encontravam só se aperceberam do fogo quando um fumo denso invadiu o centro.

As equipas de bombeiros demoraram mais de seis horas a controlar as chamas, que alastraram a uma superfície de 1.500 metros quadrados.