As melhores imagens do protótipo I.D. Concept foram tiradas em Lisboa, pelo que há muito que conhecíamos as formas gerais do veículo com que a Volkswagen vai iniciar a sua ofensiva eléctrica, a partir de finais de 2019. E vai recorrer a modelos concebidos de raiz para serem eléctricos, alimentados por bateria, ao contrário do que acontecia com o e-Golf e o e-up!, que tomaram como base um modelo concebido para ser animado por mecânicas a gasolina ou a gasóleo. Mas eis que agora surgiu no jornal alemão Bild uma foto do modelo já em versão definitiva, o que torna possível perceber como será o Volkswagen que estará à venda dentro de pouco mais do que um ano e que, segundo a mesma publicação, se chamará Neo.

O “alegadamente” Neo já monta faróis funcionais, retrovisores exteriores convencionais – as câmaras de vídeo exteriores a projectarem a imagem nuns ecrãs interiores, similares aos do I.D. Concept, ainda não são permitidas pela legislação – e, mais importante, as portas traseiras passam a ser normais e não suicidas (a abrir da frente para trás), como acontecia no protótipo. É ainda possível constatar a presença do pequeno apêndice colocado sobre a tampa da mala, o que já se esperava, pois a aerodinâmica é fundamental nos automóveis eléctricos e as unidades que circularam por Lisboa já exibiam este acessório.

Em tudo o resto, o Neo respeita o que já conhecíamos no protótipo, desde um comprimento total relativamente curto, idêntico ao de um Golf, para depois oferecer um habitáculo consideravelmente longo – a VW fala num espaço interior similar ao de um Passat –, o que é atingido à custa de uma frente muito mais curta do que o habitual. O que até faz sentido, uma vez que neste caso não há motor a combustão volumoso, nem caixa com seis ou sete velocidades, para alojar no capot da frente.

O novo Volkswagen vai começar a ser produzido a partir de Junho de 2019, para chegar ao mercado antes de final do ano, sendo por isso considerado model year 2020. Como é habitual entre os veículos eléctricos, a versão definitiva do I.D. Concept estará disponível com vários motores e capacidade de bateria, com o fabricante a ter já anunciado autonomias entre 400 e 600 km, segundo o ciclo NEDC, o que pela experiência do Renault Zoe e Nissan Leaf, permite antever cerca de 300 e 450 km para a norma WLTP, substancialmente mais realista.

Quanto a preços ainda não há valores definitivos, excepção feita para a promessa, por parte do construtor germânico, que a versão definitiva do I.D. Concept será proposta a partir de 25.000€. E isto representa não uma, mas duas boas notícias, pois além do preço do VW ser competitivo – o Nissan Leaf e o Renault Zoe são propostos em Portugal por um pouco mais de 30.000€ –, este valor vai limitar a possibilidade de a Tesla colocar o seu Model 3 muito mais caro, quando o introduzir no mercado europeu. De recordar que o Model 3 é proposto nos EUA, na sua versão mais acessível, por 35.000 dólares, ou seja, cerca de 29.000€.

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