O banco britânico Royal Bank of Scotland (RBS) anunciou esta quinta-feira que foi multado em 4.900 milhões de dólares (4.100 milhões de euros) por estar ligado a produtos hipotecários de alto risco nos Estados Unidos.

O RBS, banco que foi resgatado pelo Estado britânico em 2008, explicou em comunicado que chegou a um acordo preliminar com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Em causa está a conclusão da investigação sobre a emissão e assinatura por parte do RBS, entre 2005 e 2007, de produtos financeiros ligados ao crédito hipotecário de alto risco, que levou à crise do sistema financeiro.

A esta multa é preciso adicionar 5.500 milhões de dólares que o banco aceitou pagar em julho de 2017 à Agência Federal de Habitação norte-americana, montante também relacionado com o mesmo assunto. O RBS, que tem a sua sede em Edimburgo e com 71% do seu capital detido pelo Estado britânico, disse que este acordo irá permitir um “virar de página”.

O presidente executivo, Ross McEwan, disse que se trata de “um marco” para o banco. “Acabar com a incerteza sobre a magnitude deste problema significa que a questão dos investimentos para este banco é muito mais clara agora”, salientou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR