Porsche

Porsche apanhada com mais 60.000 veículos ilegais

171

O Ministério dos Transportes alemão descobriu que a Porsche montou sistemas ilegais para defraudar as autoridades, no que respeita ao NOx. A fraude vai obrigar o fabricante a recolher 60.000 veículos.

Certamente no seguimento das recentes rusgas a várias instalações da Porsche, a autoridade alemã para os transportes, a KBA, descobriu que a marca instalou numa série de veículos recentes, produzidos já de acordo com a norma Euro 6, sistemas ilícitos destinados a reduzir as emissões de NOx quando analisados em banco de ensaio. A vigarice vai obrigar a recolher 60.000 unidades com motores diesel irregulares, instalados em modelos Cayenne e Macan.

De recordar que a Porsche recentemente anunciou a retirada de motores turbodiesel da sua gama, apenas para semanas depois voltar atrás e ver o responsável pelas vendas, Detlev von Platen, afirmar que iriam continuar a promover motores a gasóleo no Cayenne e, talvez, no Macan. É óbvio que montar motores diesel não tem qualquer problema, tem sim se estes tiverem de recorrer a sistemas fraudulentos para conseguir respeitar a legislação em vigor, no que respeita às emissões de NOx, o que como agora a KBA provou que aconteceu.

Só na Alemanha foram descobertos cerca de 4.000 Cayenne e 15.000 Macan comercializados com software destinado a enganar as autoridades, com o volume a subir para 53.000 Macan (equipados com motor 3.0 V6 TDI) e 6.800 Cayenne (com 4.2 V8TDI) se considerarmos a totalidade do mercado europeu.

Ainda há bem pouco tempo, os responsáveis pela marca alemã garantiam que os mais recentes motores Euro 6 da Porsche cumpriam os restritivos limites impostos pela norma europeia, que agora se percebe que apenas o conseguiam recorrendo à fraude.

Resta agora esperar que se apurem responsabilidades e que da prisão de quadros médios se evolua rapidamente para os executivos de topo, isto apesar de, segundo a imprensa alemã, no raid de Abril ter sido alegadamente preso o antigo responsável pelo desenvolvimento de motores, Joerg Kerner.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
China

Os chineses vestem Prada /premium

Diana Soller

Depois de quatro décadas de crescimento, consolidação e expansão económica internacional não acreditar que Pequim veio para ficar como importante ator no sistema internacional só pode ser uma ilusão.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)