A Book in Loop, plataforma online de compra e venda de manuais usados do 5º ao 12º ano, vai lançar uma plataforma dedicada ao mercado universitário, a UniLoop, que vai funcionar durante o ano todo. A plataforma vai arrancar no primeiro semestre de 2019.

Ao contrário do que acontece com os manuais do ensino básico e secundário, no superior os manuais recomendados variam de instituição para instituição – e até de professor para professor. E os preços não são definidos por portaria.

“O objetivo é começar com um catálogo bem definido, mas que englobe várias áreas do saber, como os códigos de Direito ou os livros científicos de Medicina”, afirma João Bernardo, presidente da Book in Loop, em comunicado. “Prevemos que o catálogo vá aumentando consoante as necessidades dos estudantes: no fundo serão eles a construir o catálogo consoante o que precisam.”

Em 2017, a Book in Loop movimentou cerca de 60 mil livros escolares – quatro vezes mais do que no ano anterior – e este ano espera chegar aos 100 mil livros escolares e a 80 mil famílias. No ano passado, as contas da empresa totalizaram uma poupança familiar superior a um milhão de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Se atingirmos esse objetivo, a nossa operação poupará às famílias que os adquirirem mais de quatro milhões e meio de euros – e a atmosfera receberá, em 2018, menos 600 toneladas de dióxido de carbono”, afirma João Bernardo.

A campanha que arranca na segunda-feira é apoiada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, tal como aconteceu no ano passado. São 23 as autarquias portuguesas que decidiram implementar processos de reutilização de manuais em mais de 100 escolas do ensino público, através da solução técnica e logística integrada da Book in Loop.

A plataforma permite que as famílias compram manuais a outras a um custo correspondente a 40% do preço em primeira mão. Quem entregar manuais recebe até 20% do preço original do livro, em função das vendas. Quem fizer o loop completo de compra e venda, consegue reaver 20% do que gastou no ano anterior.

A Book in Loop tem uma parceria com a Sonae MC e, por isso, a recolha e entrega de livros pode ser feita na rede de supermercados Continente, Bom Dia, Modelo ou Note.