Histórico de atualizações
  • E por hoje é tudo! O primeiro dia dos quartos de final do Mundial 2018 chegou ao fim, com as duas formações europeias a carimbarem presença na meia final. A França abriu as hostilidades ao vencer o Uruguai por 2-0, com os golos de Varane e Griezmann a carimbarem o triunfo gaulês sobre um Uruguai que deu luta, mas não foi capaz de surpreender a França.

    A surpresa, essa, estava guardada para o último jogo do dia, com a Bélgica a chocar o Brasil e a vencer por 2-1 na Kazan Arena. Fernandinho fez o 11.º autogolo do Mundial e abriu o marcador a favor dos belgas, que contaram com um tiraço de De Bruyne para bater os canarinhos. Renato Augusto reduziu para o Brasil, mas a Bélgica levou mesmo a melhor e garantiu umas meias finais com quatro equipas europeias: França e Bélgica já têm encontro marcado, ao passo que Suécia, Inglaterra, Croácia e Rússia discutem os lugares livres na segunda semi final.

    Amanhã jogam-se o terceiro e quarto jogo destes quartos de final. Suécia-Inglaterra encontram-se às 15h para disputarem o primeiro encontro do dia, antes da anfitriã Rússia receber a surpreendente Croácia, às 19h. Amanhã ficarão decididos os quatro semifinalistas deste Mundial 2018, que está a cerca de uma semana de terminar. Por agora, termina apenas este liveblog, com encontro marcado para amanhã.

    Boa noite!

  • O Brasil caiu e a Internet não perdeu tempo a encontrar a piada na eliminação canarinha

    Dos mergulhos de Neymar às semelhanças entre as bandeiras belga e alemã: os memes da eliminação do Brasil

  • Brasil continua a falhar nos quartos de final do Mundial

  • Tite perdeu pela primeira vez em jogos oficiais

  • Os números da candidata Bélgica

  • Quem é Roberto Martínez, o estratega que "arrumou" com o Brasil

    Em 1988, Johan Cruyff assumiu o comando técnico do Barcelona. Roberto Martínez tinha 15 anos e ficou fascinado com o futebol de posse que o treinador holandês implementou no emblema catalão. Em 1995, quando saiu de Espanha e foi jogar para o Wigan, conheceu Jordi Cruyff, filho da estrela holandesa, num restaurante de Manchester. Tornaram-se melhores amigos e, em 2009, Cruyff foi padrinho de casamento de Martínez. Anos depois, foram padrinhos dos filhos um do outro.

    Roberto Martínez nasceu em 1973 em Balaguer, na Catalunha. Ao contrário de Pep Guardiola, outro técnico catalão, não assumiu como sua a luta pela independência da região e repetiu várias vezes que é “espanhol e catalão”. Começou a carreira de futebolista precisamente no Balaguer, na 3.ª Divisão espanhola, até se transferir para o Saragoça aos 16 anos. Jogou pelas equipas das camadas jovens e da equipa B durante vários anos, até se estrear na liga espanhola em 1993, no último jogo da temporada, um empate a duas bolas com o Atl. Madrid. Na época seguinte, jogou de forma mais regular na segunda equipa do Saragoça e ajudou na promoção à segunda divisão B até regressar ao Balaguer. Na terra natal, abriu uma escola de futebol para crianças enquanto alternativa ao serviço militar.

    Roberto Martínez: a vida do treinador espanhol que é padrinho do neto de Cruyff e tirou o Brasil do Mundial

  • A crónica do Brasil-Bélgica

    O embate entre Brasil e Bélgica era o prato principal de um menu russo preparado ao detalhe para surpreender os amantes de futebol. Com muitos dos principais candidatos ao título já de regresso a casa, na corrida restavam dois crónicos pretendentes (França e Brasil) e uma porta aberta a possíveis surpresas vindas de seleções como a Bélgica ou a Croácia. Na Kazan Arena, encontravam-se a melhor defesa da prova e o melhor ataque; surpreendentemente, o Brasil era a equipa menos batida e a Bélgica a mais concretizadora. No final da partida, só o registo belga se manteve – o Brasil, a sua defesa e todo um sonho do hexa viajaram de volta para a terra do samba.

    Quando o melhor ataque supera a defesa menos batida, a maior surpresa nem é o resultado

  • Bélgica consegue pela primeira vez cinco vitórias seguidas no Mundial

  • De Bruyne, um gigante em campo (quase tão grande como o herói Courtois)

  • Bélgica chega pela segunda vez às meias-finais do Mundial

  • O resumo do jogo, em números

  • Mais um Mundial com quatro equipas europeias nas meias

  • Final do jogo! 1-2 para a Bélgica

    Final do jogo! Bélgica vence Brasil por 2-1 e defronta França na primeira meia-final confirmada do Campeonato do Mundo

  • Courtois faz uma defesa fabulosa a remate de Neymar

    Defesa fabulosa de Courtois após remate de Neymar em arco de fora da área: grande momento do futebol que pode dar a vitória à Bélgica

  • O domínio do Brasil na segunda parte

  • Sexto golo de Renato Augusto pela seleção do Brasil

  • Segunda substituição na Bélgica

    Agora sim, trancas à porta: Roberto Martínez abdica de Lukaku e lança Tielemans em campo para congelar mais a posse e fechar o meio-campo

  • Primeira substituição na Bélgica

    Roberto Martínez quer segurar a vantagem: entra o defesa Vermaelen, sai o médio Chadli

  • Mais um falhanço, agora de Coutinho

    Terceira oportunidade para o Brasil empatar: depois de Firmino e Renato Augusto, jogada de Neymar pela esquerda e remate na passada de Coutinho na área a sair ao lado

  • Courtois sofreu o primeiro golo após oito defesas no encontro

1 de 7