David Davis já tem substituto: Dominic Raab foi nomeado por Theresa May para assumir a liderança das negociações para tirar o Reino Unido da União Europeia. O novo ministro já fazia parte do Governo de Theresa May, com responsabilidades na área da política de habitação.

Ministro do Brexit, David Davis, bate com a porta a nove meses da saída da UE

A nomeação de Raab surge depois de David Davis ter batido com a porta, na noite de domingo, por não se rever na estratégia de Theresa May para negociar a saída da União Europeia.

As mexidas estão a levar a uma mini-remodelação no governo de Theresa May, que agora tem de nomear alguém para ficar com a pasta da habitação (que era de Raab) e, além disso, nomear um adjunto para este Ministério do Brexit — já que Steve Baker, adjunto de David Davis, também saiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao contrário de, por exemplo, Theresa May, Dominic Raab foi um acérrimo defensor do voto pela saída da União Europeia, antes do referendo de junho de 2016.

O homem que agora irá liderar as negociações com Michel Barnier, que lidera a “equipa” da União Europeia, tem 44 anos e, antes de ir para a política, em 2010, trabalhou na advocacia. Mas os caminhos de Raab e do ministro-demissionário David Davis já se cruzaram — o novo ministro já foi chefe de gabinete de David Davis.

Sabe-se aquilo que Raab pensa sobre o Brexit — é um defensor da saída da UE — mas também se sabe que o novo ministro considera que as negociações têm decorrido de forma “conturbada” até ao momento. E o que é preciso para uma conclusão bem sucedida? “Flexibilidade e pragmatismo“, respondeu Dominic Raab em entrevista à BBC na semana passada.

A Comissão Europeia não quis alongar-se em comentários sobre o impacto da saída de David Davis, para as negociações. Citada pela BBC, fonte da Comissão Europeia garantiu que, para o lado europeu, “não há qualquer impacto. Estamos cá para trabalhar”. Vai continuar a haver “boa vontade” nestas negociações, garante a mesma fonte, para assegurar um bom acordo para a UE e para o Reino Unido.