Ninguém consegue ficar indiferente a Cristiano Ronaldo e à transferência milionária protagonizada pelo melhor do Mundo, que trocou o Real Madrid pela Juventus a troco de 100 milhões de euros (mais uns pozinhos, que advêm dos mecanismos de solidariedade que ainda irão beneficiar o Sporting). O negócio foi confirmado e, antes de aterrar em Turim, os efeitos do português já se fazem sentir na cidade italiana. Mas, desta feita, os motivos não são os melhores.

Do jato privado para a Grécia até à confirmação oficial: o dia da saída de Ronaldo do Real Madrid

A Unione Sindacale di Base (Sindicato dos Trabalhadores) comunicou que os trabalhadores da FIAT convocaram uma greve devido à transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus, clube detido pela família Agnelli, que também é dona da conceituada marca de carros italianaEm causa estão os valores envolvidos na transferência do astro português para a Vecchia Signora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A família Agnelli: os Kennedy de Itália que são donos da Juventus e chefes de Cristiano Ronaldo

“Não é aceitável que os trabalhadores continuem a fazer enormes sacrifícios económicos enquanto a companhia gasta milhões de euros num jogador”, começa por referir a Unione Sindacale di Base no seu comunicado, perguntando: “É normal uma pessoa ganhar milhões, enquanto milhares de famílias a meio do mês já não têm quase dinheiro?”.

“A companhia deveria colocar os interesses dos seus empregados em primeiro lugar. Se isso não acontece, é porque preferem o mundo do futebol e entretenimento a tudo o resto”, atira a Unione Sindicale di Base, antes de anunciar uma greve na fábrica de Melfi (situada a cerca de 990 km da cidade de Turim) entre as 22 horas de domingo, 15 de julho, e as 18 horas de terça feira, 17 de julho.

“Não haverá outro igual”. Jornais espanhóis despedem-se de Ronaldo

De recordar que esta é uma greve que aguardava apenas a confirmação da transferência de Ronaldo. Isto porque, já na semana passada, quando o negócio não passava de um rumor, a agência DIRE dava conta da insatisfação dos trabalhadores da FIAT, que estão há uma década sem receber qualquer aumento. “Depois de Higuaín, também Ronaldo? É uma vergonha. Os trabalhadores da Fiat não foram aumentados nos últimos dez anos. Nesse período, houve uma inflação de 10,7%”, disse Gerardo Giannone, trabalhador da unidade de produção de Pomigliano D’Arco, em declarações à agência DIRE, recordando também os cinco milhões de euros que a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) gastou numa publicidade de 30 segundos durante o Super Bowl.

No Twitter, as reações não se fizeram esperar e são vários os cibernautas do lado dos trabalhadores da Fiat.

https://twitter.com/luisbento37/status/1015378985369460737

Há até quem sugira uma forma de amenizar a revolta dos trabalhadores:

Leia o comunicado da Unione Sindicale di Base na íntegra:

“Não é aceitável que os trabalhadores continuem a fazer enormes sacrifícios económicos enquanto a companhia gasta milhões de euros num jogador.

Eles dizem às famílias para apertarem cada vez mais o cinto e decidem investir tanto dinheiro num jogador. Acham isso justo? É normal uma pessoa ganhar milhões enquanto milhares de famílias a meio do mês já não têm quase dinheiro? Estamos todos dependentes do mesmo dono e esta diferença de tratamento não pode continuar.

Os trabalhadores da Fiat deram uma fortuna aos patrões nas últimas três gerações, mas em troca foram recompensados com uma vida de miséria. A Fiat deveria investir em novos modelos que garantem o futuro de milhares de pessoas, em vez de enriquecerem apenas uma pessoa. Esse é que deveria ser o objetivo.

A companhia deveria colocar os interesses dos seus empregados em primeiro lugar. Se isso não acontece, é porque preferem o mundo do futebol e entretenimento a tudo o resto.

Pelas razões acima descritas, o Sindicato declarou uma greve na fábrica de Melfi entre as 22 horas de domingo de dia 15 de julho e as 18 horas de terça-feira, dia 17 de julho”