Uma fragata da Marinha portuguesa parte no próximo domingo para o Mediterrânio central para integrar uma missão de “controlo da rota de migração irregular” da Agência Europeia de fronteiras, até setembro.

A fragata Álvares Cabral, com uma guarnição base de 135 militares, participará na operação “THEMIS”, da Agência Europeia Frontex, durante 72 dias, realizando patrulhas as áreas a sul da Itália, anunciou esta sexta-feira a Marinha.

A bordo estarão também uma equipa de abordagem de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores, uma equipa médica reforçada, inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e dois oficiais de ligação italianos, representando as autoridades policiais da Itália.

A operação “contempla a segurança da vida humana no mar, a luta contra o tráfico de imigrantes e o tráfico de seres humanos, a segurança das fronteiras externas da União Europeia”, incluindo a “identificação e registo de imigrantes irregulares e os procedimentos de proteção internacional”, refere um comunicado da Marinha.

O controlo da rota “de migração irregular em direção às fronteiras externas da União Europeia”, com “operações de busca e salvamento em massa”, visando evitar “a perda de mais vidas humanas” naquela região e o apoio ao “combate ao tráfico de seres humanos e das redes criminosas transnacionais” são os objetivos da missão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR