789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mistério. Esquiador identificado 64 anos depois de desaparecido

Este artigo tem mais de 5 anos

Polícia italiana encontrou equipamento de esqui dos anos 50, um relógio francês e restos mortais de um homem As redes sociais ajudaram a juntar um nome ao esquiador que morreu nos Alpes em 1954.

Em 2005, a polícia italiana encontrou, no Vale de Aosta em plenos Alpes, um equipamento de esqui dos anos 50, uns óculos, restos de roupa e também um relógio junto dos restos mortais de uma pessoa. Os anos seguintes foram de investigação, tentar ligar os objetos que tinham encontrado a um nome, uma família, encontrar alguém que pudesse saber quem era o misterioso esquiador que morrera nos Alpes, sozinho, a 3.100 metros de altitude.

A tarefa parecia impossível tendo em conta o tempo que passara desde o suposto acidente que tirou a vida ao esquiador. A polícia forense de Turim conseguiu chegar a algumas das características da pessoa encontrada, mas não havia correspondências com ninguém dado como desaparecido, nem em Itália, nem além fronteiras. Não havia nada a perder, a polícia divulgou o caso através das redes sociais e, daí, o caso saltou para a comunicação social, chegando a França e, ao fim de 64 anos, a um nome.

No que sobrava de uma camisa verde estavam o que pareciam ser as iniciais M.M., a roupa pertenceria a um homem de cerca de 30 anos, com 1,75 m de altura, com posses, com prática de esqui e míope. A análise do ADN permitiu chegar às características físicas. Os óculos permitiram perceber que o homem era míope do olho direito. E o relógio Omega, os esquis Rossignol Olympique numéro 7200-210, os bastões de metal (equipamente de luxo na década de 50), a camisa fabricada numa alfaiataria francesa com iniciais bordadas à mão ajudavam a especular sobre o estilo de vida. Mas o nome continuava por aparecer, por isso a polícia do Vale da Aosta pediu ajuda a quem anda pelas redes sociais: “Infelizmente, apesar do grande trabalho feito, o mistério permanece. Por isso espalhem a notícia, falem com quem que tenha mais uns anos, quem sabe possa saber alguma coisa de útil. Nunca diga nunca…”

O post é de há um mês apenas, mas as partilhas e também as notícias que suscitou — que chegaram aos meios de comunicação franceses — permitiram que se chegasse a Emma Nassem. Francesa a viver em Paris, Emma estava com o rádio ligado enquanto conduzia quando ouviu aquela história nas notícias e se lembrou do seu tio, desaparecido em 1954. Contactou a polícia italiana a explicar que o seu tio Henri Joseph Leonce La Masne tinha desaparecido durante uma forte tempestade nos Alpes naquele ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Seguiram-se mais testes de ADN, desta vez para aferir a compatibilidade genética entre o misterioso esquiador e o pai de Emma, de 95 anos, que seria o irmão mais novo de Henri. Os peritos recolheram saliva de Roger e estava confirmada a identidade dos restos mortais que estiveram enterrados na neve nos últimos 64 anos. O dia do seu desaparecimento foi precisamente aquele em que completou os 35 anos, foi a última vez que foi visto no hotel onde estava hospedado na região onde terá caído a esquiar, tendo morrido.

Num mail partilhado pela polícia italiana, Roger descreveu o irmão como “um solteiro” e “bastante independente” que trabalhava, nessa altura, no Ministério das Finanças, em Paris. Era um amante de esqui. A polícia italiana depressa deu nota da descoberta no mesmo sítio onde ela se iniciou, no facebook. Num post com a fotografia de Henri, a polícia apresentou ao mundo “o Senhor Henri Joseph Leonce La Masne. É ele o esquiador cujos restos mortais foram encontrados em 2005 no Vale de Aosta”. E agradecia às redes sociais: “É precisamente por mérito vosso que e das vossas inúmeras partilhas e à viralidades das redes sociais que conseguimos chegar a uma rádio francesa e a Emma, sobrinha-neta do senhor Henri que, tendo ouvido a notícia quando ia a conduzir, pensou logo que podia ser o seu tio”.

A polícia ainda colocou um esclarecimento adicional, já que muitos dos seguidores perguntavam pela falta de correspondência num dos dados: as tais inicias M.M. bordadas à mão na camisa. Não devia ser H.M.? “O tecido não permitia uma leitura segura”, justifica a polícia que também diz que a sobrinha-neta sugeriu que talvez se tratasse de um H. de “Henri” e um M. de “Masne”. “Ou talvez ‘Monsieur Masne'”, conclui a polícia.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora