786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Desilusão" para uns, "puro ódio" para outros. O que dizem os bispos sobre a carta contra o Papa

Este artigo tem mais de 5 anos

Há quem defenda o Papa, há quem confie em Viganò e há quem torça o nariz a ambos. O que dizem os bispos, no Facebook, sobre a carta que acusa o Papa de ter ocultado casos de abuso sexual na Igreja.

i

Getty Images

Getty Images

A carta que o arcebispo Carlo Maria Viganò escreveu para acusar o Papa Francisco de encobrir casos de abuso sexual no seio da Igreja Católica está a dividir opiniões entre os bispos, principalmente nos Estados Unidos. Se uns interpretam as palavras de Viganò como uma tentativa de fragilizar a popularidade de Jorge Mario Bergoglio, outros confiam nas denúncias publicadas por ele. Até mesmo o silêncio que o Papa Francisco assumiu, quando os jornalistas lhe pediram comentários sobre a carta, foi visto como uma desilusão por uma parte da Igreja e como uma manobra sensata por outra.

Essas opiniões têm sido publicadas nas páginas oficiais de vários bispos e padres nas redes sociais, sobretudo no Facebook. O Observador recolheu as publicações dos três lados do conflito: quem confia plenamente em Viganò, quem defende o Santo Padre e quem, embora não tenha gostado das palavras de Papa Francisco, prefira ser cauteloso com as informações na carta do arcebispo.

Quem defende o arcebispo Viganò

Uma página oficial de católicos de Phoenix publicou a declaração do bispo Thomas Olmsted: “Conheço o arcebispo Carlo Maria Viganò há 39 anos. Tornámo-nos colegas na Secretaria de Estado da Santa Sé em agosto de 1979, onde ele estava a servir antes da minha entrada a serviço do ministério do Papa João Paulo II. Embora não tenha conhecimento das informações que ele revela no seu testemunho escrito a 22 de agosto de 2018, e por isso não possa verificar pessoalmente a sua veracidade, sempre o conheci e respeitei como um homem de veracidade, fé e integridade. Por isso, peço que as alegações de Viganò sejam levadas a sério”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

 Richard Heilman, um padre na diocese norte-americana de Madison (Wisconsin) declarou no Facebook que está completamente solidário com o arcebispo Viganò: “Tendo renovado a minha expressão de respeito e afeto pelo Santo Padre, devo acrescentar que, durante o seu mandato como Núncio Apostólico, conheci Dom Viganò profissional e pessoalmente, e continuo profundamente convencido da sua honestidade, integridade, lealdade e amor pela Igreja. Na verdade, o arcebispo Viganò expôs uma série de alegações reais e concretas no seu documento, dando nomes, datas, lugares e a localização da documentação de apoio — seja na Secretaria de Estado ou na Nunciatura Apostólica. Assim, os critérios para que as alegações sejam credíveis estão mais do que satisfeitos e uma investigação, de acordo com os procedimentos canónicos apropriados, certamente deve ser feita”.

Jean-François Lantheaume, antigo primeiro conselheiro da nunciatura apostólica em Washington D.C., sublinhou ter a certeza que Carlo Maria Viganò “disse a verdade, é só isso”. Lantheaume partilhou nas redes sociais aquilo que contou à Agência Católica de Notícias e reitera tudo o que Viganò escreveu sobre ele na carta com 11 páginas. Nesse documento do arcebispo, ele diz: “Jean-François Lantheaume, então primeiro Conselheiro da Nunciatura em Washington e Encarregado de Negócios ad interim após a morte inesperada do Núncio Sambi em Baltimore, contou-me quando cheguei a Washington — e ele está pronto para depor — sobre uma conversa tempestuosa, com duração de mais de uma hora, que o núncio Sambi teve com o cardeal McCarrick. Lantheaume disse-me que ‘a voz do Núncio pode ser ouvida até o final do corredor’“.

Fora dos Estados Unidos, o bispo Athanasius Schneider (Cazaquistão) disse que “não há nenhuma justificação razoável e plausível para duvidar do conteúdo verdadeiro do documento do Arcebispo Carlo Maria Viganò”: ” Num documento recentemente publicado, o arcebispo Carlo Maria Viganò testemunha que durante cinco anos o Papa Francisco sabia de dois fatos: que o cardeal Theodore McCarrick cometeu delitos sexuais contra seminaristas e contra os seus subordinados; e que o Papa Bento XVI lhe impôs sanções. Além disso, o arcebispo Viganò confirmou a sua declaração por um juramento sagrado, invocando o nome de Deus”. É por isto que Schneider confia nas palavras de Viganò.

Quem saiu em defesa do Papa Francisco

O bispo norte-americano Robert McElroy disse que a carta publicada pelo arcebispo Viganò é um discurso de “puro ódio pelo Papa Francisco e pelas coisas que ele nos ensinou”. Num comunicado publicado nas redes sociais, o bispo de San Diego escreveu: “O arcebispo Viganò subordina consistentemente a busca da verdade total ao partidarismo, à divisão e à distorção”. Para ele, a carta omite “qualquer referência à própria participação pessoal do Arcebispo Viganà no encobrimento de abuso sexual pelos bispos”.

A página da Arquidiocese de Newark também partilhou as declarações do cardeal Joseph W. Tobin, que se diz “chocado, triste e consternado” pelas alegações publicadas pelo ex-núncio apostólico nos Estados Unidos. Para ele, a carta “não pode ser entendida como um contributo para a cura de sobreviventes de abuso sexual”: “Os erros factuais, a insinuação e a ideologia temerosa do ‘testemunho’ servem para fortalecer a nossa convicção de avançar resolutamente na proteção dos jovens e vulneráveis de qualquer tipo de abuso, garantindo um ambiente seguro e respeitoso, onde todos são bem-vindos e derrubando as estruturas e culturas que permitem o abuso. Juntamente com o Papa Francisco, estamos confiantes de que o escrutínio das reivindicações do ex-núncio ajudará a reestabelecer a verdade”.

Quem está no limbo

Robert C. Morlino, bispo norte-americano de Madison, publicou no Facebook um comunicado onde se confessa “desiludido” pelo silêncio do Papa Francisco perante a carta que o acusa de ter ignorado os casos de abuso sexual. A declaração dizia que Morlino concorda com a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, que sublinha “o afeto fraterno pelo Santo Padre nestes dias difíceis”. Mas acrescentava: “No entanto, devo confessar a minha desilusão pelas observações no voo de regresso de Dublin para Roma, em que o Santo Padre escolheu um curso de ‘sem comentários’, apesar de quaisquer conclusões que possam ser tiradas das alegações do Arcebispo Viganò.

Robert Barron, também ele norte-americano, disse num vídeo publicado no Facebook que assina 0 comunicado da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, que pede que as suspeitas levantadas na carta de Viganò sejam levadas a sério e investigadas pelas autoridades. Mas pede cautela: “Agora, engolimos o que Viganò diz de uma assentada só? Não. Quando li o documento, havia algumas coisas que pareciam altamente especulativas para o meu gosto, algumas coisas que pareciam muito conduzidas pela emoções. Outras coisas pareciam ter bem mais substância e serem mais específicas porque pelo menos citam documentações sérias. Vale a pena olhar para essas coisas? Sim”.

O bispo Thomas John Paprocki, da diocese de Springfield, também condenou a reação do Papa Francisco à carta de Viganò numa nota no Facebook: “Francamente, mas com todo o respeito, essa resposta não é adequada. Dada a gravidade do conteúdo e as implicações da declaração do ex-núncio, é importante que todos os factos desta situação sejam totalmente revistos, analisados e cuidadosamente considerados. Para esse fim, o papa Francisco, os funcionários do Vaticano e o atual Núncio Apostólico devem tornar públicos os arquivos pertinentes, indicando quem sabia o quê e quando sobre o arcebispo (ex-cardeal) McCarrick”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora