Cerca de 300 moedas de ouro que remontam à era imperial romana foram encontradas no mesmo local do antigo Teatro Cressoni, no norte de Milão, em Itália. A descoberta foi feita na semana passada por um conjunto de trabalhadores que estava a construir um complexo de apartamentos no antigo teatro.

As moedas foram encontradas dentro de um pote de barro e os arqueólogos que estão atualmente a analisar o tesouro dizem que esta descoberta foi diferente: “A pessoa que enterrou o jarro naquele local enterrou-o de tal forma que, em caso de perigo, ele conseguiria vir buscá-lo”, explicou Maria Grazia Facchinetti, uma especialista em moedas raras, citada pela CNN, numa conferência de imprensa.

Segundo a investigadora, “as moedas foram empilhadas em rolos semelhantes aos que hoje são vistos nos bancos” e, por isso, “tudo leva a crer que o proprietário não era uma pessoa, mas sim um banco público ou um depósito”. As moedas contêm gravuras dos imperadores Honório, Valentiniano III, Leão I, António e Libério Severo. No jarro, estava também guardada uma barra de ouro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda não sabemos ao detalhe o significado histórico e cultural desta descoberta”, disse o ministro da Cultura de Itália, Alberto Bonisoli, num comunicado enviado à imprensa. “Esta área está a provar ser um verdadeiro tesouro para a nossa arqueologia. Uma descoberta que me enche de orgulho”, acrescentou.

Segundo o Ministério do Património Cultural e Atividades, as moedas foram transferidas para o laboratório de restauração do ministério, em Milão, onde os arqueólogos e restauradores estão a examiná-la, não se sabendo ainda o valor certo dos objetos descobertos.

Luca Rinald, superintendente da arqueologia local, disse ao The Times que as moedas estão num bom estado de conservação, algo que é “diferente de qualquer outra coisa já encontrada”. “Às vezes as moedas que são encontradas estão coladas, mas estas estão todas separadas. Foi como abrir uma carteira”, revela.

(artigo editado às 15h25 com a correção relativamente à transferência para o laboratório de restauração)