Se Florentino Pérez já tinha pensado em despedir Julen Lopetegui minutos depois da vitória com o Viktoria Plzen, como foi noticiado esta semana, a reação depois da goleada sofrida no Clássico não poderia ser muito diferente. Aliás, houve só uma diferença – ao contrário do que aconteceu na passada terça-feira, José Ángel Sánchez, diretor geral do Real Madrid, não deverá sequer ter tentado dissuadir o líder dos merengues de tomar decisões a quente. O antigo selecionador espanhol, grande aposta para suceder a Zinedine Zidane, será despedido nas próximas horas e existem poucas dúvidas em relação ao sucessor, que pode ser anunciado ainda esta segunda-feira: Antonio Conte, antigo treinador do Chelsea.

Florentino agarrou no telefone, analisou a Viktoria amarga, quis despedir Lopetegui mas foi travado a tempo

No entanto, e num exemplo do estado de sítio que se vive no Real Madrid, o capitão Sergio Ramos já comentou a possibilidade na zona mista de Camp Nou, deixando um recado para a decisão que a estrutura diretiva irá tomar nas próximas horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Sempre disse o mesmo, a saída ou não do treinador é uma decisão que não passa pelas nossas mãos. Estamos até à morte com o nosso treinador que está sempre no comando, as decisões são tomadas pelas estruturas acima de nós. Veremos o que se passa nas próximas horas. Se uma alteração no comando técnico muda alguma coisa? Cada um é livre de dar a sua opinião e devemos respeitar as mesmas. Temos de esperar, embora ainda não tinham dito nada. São decisões que não passam por nós, da nossa parte devemos fazer a autocrítica, refletir e a partir daí virar esta série”, comentou o central.

Da crise ao escândalo: Real perde no Bernabéu, tem pior registo da história e Lopetegui fica na corda bamba

“Tive sempre uma relação muito boa com todos os técnicos e tudo o que tenho para dizer, digo em privado e só a eles. Hoje não é um momento para falar. É normal que o mister assuma a palavra e comunique quais são os seus sentimentos. É melhor da nossa parte ficarmos à margem porque são situações complicadas e pode haver depois reações que não são adequadas. Se me convence alguém com mão dura como Conte? O respeito ganha-se, não se impõem. Não falo de nenhum nome. Ganhámos tudo com os treinadores que vocês conhecem porque no final a gestão do balneário é mais importante do que o conhecimento técnico que um treinador possa ter”, rematou ainda sobre os sucessores possíveis de Lopetegui.

Da parte do técnico, que poderá ter direito a indemnização de 18 milhões de euros (valor remanescente até ao final do contrato), era notória a resignação pela goleada sofrida, ao mesmo tempo que deixou algumas farpas à estrutura do Real Madrid. Ainda assim, Lopetegui sabe que tem o destino traçado e, por desconhecer quando será tomada e anunciada a decisão de sair, acabou por fazer uma espécie de despedida dos jogadores no balneário de Camp Nou após o encontro.

Ronaldo, lesões, falta de empatia, azias no balneário e um recado ao jantar: os contornos da crise do Real

“É uma derrota dura, ainda mais por ser no campo do Barcelona. Fico com a sensação que tivemos a oportunidade de dar a volta ao jogo: na primeira parte eles foram melhores, mesmo sem muitas ocasiões, mas na segunda a equipa esteve muito melhor e tivemos oportunidade para voltarmos a entrar na partida. Por azar e com o golo do Suárez que fez o 3-1, essa ilusão acabou mas o resultado não reflete a realidade do que se passou”, comentou sobre o jogo. “A responsabilidade desportiva cai sempre em cima do treinador mas aqui ganhamos e perdemos todos. Estamos onde estamos mas estou convencido que o Real Madrid vai celebrar no final da temporada. Temos de insistir para nos levantarmos e não nos deixarmos afundar”, completou.

A imprensa italiana, que “confirma” o compatriota como sucessor de Lopetegui, anunciou também esta noite que, este mês, o treinador recusou uma sondagem do AC Milan para saber as hipóteses que teriam com o antigo selecionador transalpino e técnico da Juventus caso Gattuso rescindisse. No entanto, a abordagem foi recusada por esperar que surgisse uma oportunidade… Real (tinha sido ventilado o interesse na sua contratação), que pode também envolver algum dinheiro porque Antonio Conte não abdica dos dez milhões que receberia pelo último ano de contrato com os blues.

El País diz que Real contactou Mourinho mas há mais três nomes falados (e nenhum parece reunir consenso)