O CEO da Tesla, da SpaceX e da Boring Company, Elon Musk, já nos habituou a esperar o inesperado. E tudo indica que depois dos foguetões, dos túneis e dos carros eléctricos, o empreendedor sul-africano está decidido a apostar nas bicicletas eléctricas. O que até é capaz de ser o produto menos surpreendente vindo dele e das suas empresas, uma vez que a bicicleta e as trotinetas eléctricas são vistas por todos como uma extensão do automóvel eléctrico para as deslocações mais curtas.

Musk não inventa nada, pelo menos até agora e isto se descontarmos o PayPal, que lhe rendeu milhões. Aquilo em que o empresário, que vive na Califórnia, é bom é em pegar numa determinada solução e melhorá-la, inovando (aí, sim) na forma como funciona ou é produzida. Foi o caso dos foguetões da SpaceX, aparelhos que já existiam há muito, mas que a empresa de Musk tornou mais simples, eficazes e baratos, ao conseguir inovar ao recuperar os tanques com os respectivos motores, sucesso que se repetiu (ou irá?) com os painéis solares em forma de telhas, da SolarCity, os túneis da The Boring Companhy, que entram em fase de testes, e os veículos eléctricos, que até a Tesla surgir não eram apelativos, rápidos, luxuosos ou desejáveis.

Numa recente entrevista no Recode Decode, com Kara Swisher, Elon Musk começou por desancar nas trotinetas eléctricas, aquelas ao serviço da Lime (que ainda por cima têm alguma tendência para pegar fogo) e da Bird (ainda não disponíveis em Portugal). Aparentemente, o CEO da Tesla não as acha sexy e muito menos dignas. Mas quando a conversa versou sobre veículos eléctricos de duas rodas, Musk declarou-se fã de “veículos eléctricos de duas rodas”, preferindo as bicicletas. Especialmente quando afirmou: “Electric bike, I think we might do an electric bike, yeah.”

Com o ascendente que a Tesla tem sobre o mercado, uma bicicleta eléctrica da marca será sempre notícia. Mas Musk não quer apenas produzir mais uma bicicleta eléctrica, o que ele quer mesmo é conceber “a” bicicleta eléctrica. Uma em que ele, ou a Tesla, possa exibir todo o seu potencial tecnológico, bateria e sistemas de gestão de energia.

Com a Tesla a não revelar nada sobre o que poderá vir a ser a sua bicicleta movida ou apoiada por um motor eléctrico, recorremos ao mercado para procurar o veículo eléctrico de duas rodas mais ousado e, logo, o que potencialmente mais se poderá aproximar de uma proposta com o cunho da Tesla. E o brilhante designer Kendall Toerner deu-nos uma grande ajuda, com os seus apaixonantes projectos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR