PSD

Rui Rio apoia Manfred Weber como candidato do PPE à Comissão Europeia

PSD apoia o atual líder parlamentar do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu, o alemão Manfred Weber, para substituir Jean-Claude Juncker.

JOSE MANUEL VIDAL/EPA

O presidente do PSD, Rui Rio, disse esta segunda-feira que o partido vai apoiar o atual líder parlamentar do Partido Popular Europeu (PPE) no Parlamento Europeu, o alemão Manfred Weber, na corrida à presidência da Comissão Europeia.

“Nós ouvimos os dois candidatos. Primeiro eu ouvi os dois, depois os delegados do PSD ouviram os dois candidatos. Só um é que pode ser o candidato e, nesse sentido, nós apoiamos o Manfred Weber, o candidato que é atualmente o líder parlamentar do PPE no Parlamento Europeu”, afirmou.

Rui Rio reiterou, contudo, que os dois candidatos “estão capazes de cumprir a função” e que o vencedor terá o apoio total do PSD.

O líder do PSD falava aos jornalistas à margem de uma reunião com a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal (Confagri), no Porto.

Na corrida à sucessão a Jean-Claude Juncker estão o alemão Manfred Weber, atual líder do grupo parlamentar do PPE, e Alexander Stubb, antigo primeiro-ministro finlandês, os únicos candidatos da maior família política europeia à presidência da Comissão.

O candidato do PPE à presidência da Comissão Europeia será escolhido pelos delegados do partido no Congresso de Helsínquia, que decorre entre 7 e 8 de novembro.

Após as eleições europeias, em maio, caberá ao Conselho Europeu, compostos pelos chefes de Estado e de Governo dos membros da UE, designar um candidato à presidência da Comissão, o qual se submete depois a votação no Parlamento Europeu.

O Tratado de Lisboa determina que o resultado das eleições europeias seja tido em conta na escolha do presidente da Comissão, mas o Conselho não é legalmente obrigado a fazê-lo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
PSD

A direita poderia ganhar em 2019 /premium

Sebastião Bugalho
575

Rui Rio homenageia Sá Carneiro falando de piscinas municipais e dos seus processos como arguido na Câmara do Porto e ninguém se levanta para sair da sala. Foi uma vergonha. Repito: foi uma ver-go-nha.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)