Elétricos

Este camião a hidrogénio está a caminho da Europa

1.047

Será produzido na Europa e destina-se ao mercado europeu: eis o Nikola Tre, um camião eléctrico alimentado a célula de combustível a hidrogénio, capaz de assegurar uma autonomia de até 1.200 km.

O fabricante de camiões eléctricos Nikola, liderado por Trevor Milton, libertou as primeiras imagens e parte das informações técnicas relativas ao seu terceiro modelo. Depois do One e do Two, agora é a vez de brilhar o Tre – que, em norueguês, significa três –, um veículo pesado concebido especificamente para a Europa, tanto que até será produzido no Velho Continente, pese embora a localização da fábrica não tenha sido ainda avançada.

Com formas e um tamanho demarcadamente diferentes das propostas anteriores da companhia americana, sediada em Phoenix, o Nikola Tre foi projectado para obedecer à regulamentação europeia em termos de comprimento, podendo oferecer diferentes níveis de potência e de autonomia.

Sem se alargar muito em detalhes, a empresa assegura que o Tre terá versões entre 507 cv e 1.014 cv, 6×4 ou 6×2, podendo percorrer de 500 a 1.200 km sem quaisquer emissões, graças aos seus motores eléctricos alimentados a célula de combustível a hidrogénio de 120 kW.

Os testes deverão iniciar-se em 2020 na Noruega, país com quem a Nikola tem já relações, pois é com a Nel Hydrogen, de Oslo, que a marca está a trabalhar tendo em vista a implantação de estações de hidrogénio nos Estados Unidos da América e no Canadá. Serão, avança a companhia, mais de 700 em 2028, com uma produção diária entre os 2.000 e os 8.000 kg.

A Europa também está nos planos da rede de abastecimento da Nikola, segundo a qual as estações em solo europeu devem entrar em funcionamento em 2022, “cobrindo a maior parte do território até 2030”. Ora, 2022 é o ano previsto para o início da produção do Tre que, apesar da falta de informação que rodeia o projecto, está já disponível para encomenda. A propósito, até o momento, a empresa tem aproximadamente 11 mil milhões de dólares em reservas.

O primeiro protótipo do Tre poderá ser visto no Nikola World, a 16 e 17 de Abril, em Phoenix, onde o Two fará uma demonstração da sua capacidade de reboque e onde a empresa vai mostrar como se processa o abastecimento de hidrogénio a 700 bar.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote na segunda edição do concurso dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto ObservadorVote agora

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt
PSD

Quando o Papa não é católico /premium

Rui Ramos

Para o PSD, a exclusão do PCP e do BE é a grande prioridade nacional. Mas para isso, é indiferente votar PSD ou PS. Como explicaram os quadros do BCP, uma maioria absoluta do PS também serve.

Corrupção

O caso da OCDE e a corrupção /premium

Helena Garrido

O que se passou com a OCDE foi grave. O responsável pelo estudo foi impedido de estar presente na apresentação. E uma conferência da Ordem dos Economistas foi cancelada. Aconteceu em Portugal.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)