O fabricante de camiões eléctricos Nikola, liderado por Trevor Milton, libertou as primeiras imagens e parte das informações técnicas relativas ao seu terceiro modelo. Depois do One e do Two, agora é a vez de brilhar o Tre – que, em norueguês, significa três –, um veículo pesado concebido especificamente para a Europa, tanto que até será produzido no Velho Continente, pese embora a localização da fábrica não tenha sido ainda avançada.

Com formas e um tamanho demarcadamente diferentes das propostas anteriores da companhia americana, sediada em Phoenix, o Nikola Tre foi projectado para obedecer à regulamentação europeia em termos de comprimento, podendo oferecer diferentes níveis de potência e de autonomia.

Sem se alargar muito em detalhes, a empresa assegura que o Tre terá versões entre 507 cv e 1.014 cv, 6×4 ou 6×2, podendo percorrer de 500 a 1.200 km sem quaisquer emissões, graças aos seus motores eléctricos alimentados a célula de combustível a hidrogénio de 120 kW.

Os testes deverão iniciar-se em 2020 na Noruega, país com quem a Nikola tem já relações, pois é com a Nel Hydrogen, de Oslo, que a marca está a trabalhar tendo em vista a implantação de estações de hidrogénio nos Estados Unidos da América e no Canadá. Serão, avança a companhia, mais de 700 em 2028, com uma produção diária entre os 2.000 e os 8.000 kg.

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A Europa também está nos planos da rede de abastecimento da Nikola, segundo a qual as estações em solo europeu devem entrar em funcionamento em 2022, “cobrindo a maior parte do território até 2030”. Ora, 2022 é o ano previsto para o início da produção do Tre que, apesar da falta de informação que rodeia o projecto, está já disponível para encomenda. A propósito, até o momento, a empresa tem aproximadamente 11 mil milhões de dólares em reservas.

O primeiro protótipo do Tre poderá ser visto no Nikola World, a 16 e 17 de Abril, em Phoenix, onde o Two fará uma demonstração da sua capacidade de reboque e onde a empresa vai mostrar como se processa o abastecimento de hidrogénio a 700 bar.