Elétricos

Este camião a hidrogénio está a caminho da Europa

1.047

Será produzido na Europa e destina-se ao mercado europeu: eis o Nikola Tre, um camião eléctrico alimentado a célula de combustível a hidrogénio, capaz de assegurar uma autonomia de até 1.200 km.

O fabricante de camiões eléctricos Nikola, liderado por Trevor Milton, libertou as primeiras imagens e parte das informações técnicas relativas ao seu terceiro modelo. Depois do One e do Two, agora é a vez de brilhar o Tre – que, em norueguês, significa três –, um veículo pesado concebido especificamente para a Europa, tanto que até será produzido no Velho Continente, pese embora a localização da fábrica não tenha sido ainda avançada.

Com formas e um tamanho demarcadamente diferentes das propostas anteriores da companhia americana, sediada em Phoenix, o Nikola Tre foi projectado para obedecer à regulamentação europeia em termos de comprimento, podendo oferecer diferentes níveis de potência e de autonomia.

Sem se alargar muito em detalhes, a empresa assegura que o Tre terá versões entre 507 cv e 1.014 cv, 6×4 ou 6×2, podendo percorrer de 500 a 1.200 km sem quaisquer emissões, graças aos seus motores eléctricos alimentados a célula de combustível a hidrogénio de 120 kW.

Os testes deverão iniciar-se em 2020 na Noruega, país com quem a Nikola tem já relações, pois é com a Nel Hydrogen, de Oslo, que a marca está a trabalhar tendo em vista a implantação de estações de hidrogénio nos Estados Unidos da América e no Canadá. Serão, avança a companhia, mais de 700 em 2028, com uma produção diária entre os 2.000 e os 8.000 kg.

A Europa também está nos planos da rede de abastecimento da Nikola, segundo a qual as estações em solo europeu devem entrar em funcionamento em 2022, “cobrindo a maior parte do território até 2030”. Ora, 2022 é o ano previsto para o início da produção do Tre que, apesar da falta de informação que rodeia o projecto, está já disponível para encomenda. A propósito, até o momento, a empresa tem aproximadamente 11 mil milhões de dólares em reservas.

O primeiro protótipo do Tre poderá ser visto no Nikola World, a 16 e 17 de Abril, em Phoenix, onde o Two fará uma demonstração da sua capacidade de reboque e onde a empresa vai mostrar como se processa o abastecimento de hidrogénio a 700 bar.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt
Descobrimentos

Uma lança em África /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Neste tempo, em que muitos se orgulham do que os deveria envergonhar, também há quem se envergonhe das glórias da história de Portugal.

Política

Precisamos da Esquerda

António Pedro Barreiro

Na guerra cultural em curso, a nova Esquerda esqueceu o povo e assumiu a defesa da excentricidade das elites. Eu, que não sou de Esquerda, acho que uma outra Esquerda faz falta ao sistema político.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)