A Sport TV saiu da grelha da NOWO (antiga Cabovisão). A operadora acusou o canal de o ter feito unilateralmente após ter exigido uma atualização do contrato, que o iria aumentar em 15%, mas o canal de desporto premium respondeu que a NOWO tem dívidas antigas por pagar.

A saída da Sport TV da NOWO ocorre no meio da “guerra” entre o canal desportivo e a Eleven Sports, a atual detentora dos direitos televisivos para Portugal da Liga dos Campeões de futebol e da Liga espanhola, entre outros, atualmente apenas concessionados à NOWO. A operadora está em negociações com as restantes operadoras (MEO, Vodafone e NOS) — todas acionistas em 25% da Sport TV — para que os canais da Eleven Sports passem também nas respetivas plataformas.

A NOWO anunciou em comunicado que, na véspera do fim do contrato que tem com a Sport TV, esta lhe impôs condições que considerou “desleais, desadequadas e desajustadas face à realidade do mercado”, sendo que a mais grave, no entender da NOWO, “foi a apresentação por parte da Sport TV de um novo contrato com um custo 15% superior ao praticado até então”.

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A NOWO recusou estas condições, o que levou “a uma decisão sem precedentes no mercado português por parte da Sport TV”, escreve a operadora: “a interrupção unilateral do serviço, prejudicando desta forma milhares de clientes NOWO e Sport TV de norte a sul do país”.

“As novas condições apresentadas pela Sport TV foram apresentadas à NOWO na véspera do último dia de vigência do contrato anteriormente em vigor, não tendo havido até então qualquer indicação que pudesse antever uma revisão contratual nos moldes que hoje a NOWO conhece”, indicou a empresa. Para a NOWO, trata-se de “uma postura atentatória aos valores do respeito comercial e da sã concorrência de mercado”.

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Na resposta, a Sport TV  diz que se viu “forçada” a interromper os seus serviços na NOWO, por falta de acordo entre as partes para renovação do contrato. E salienta que o fez às 00h00 desta sexta-feira. Mas precisa que o contrato que tinha com a NOWO “terminou em julho de 2018” e que só o fez agora.

“Apesar das negociações para renovação entre as duas entidades terem sido iniciadas seis meses antes (fevereiro do corrente ano), não foi possível até julho chegar a novo acordo”, indicou.

Para a Sport TV o problema passa pela “elevada divida vencida que a NOWO tinha já nessa data (julho) perante a empresa, e que continua por liquidar”. Mesmo após o término do contrato em julho de 2018, a Sport TV “acedeu ainda assim em manter o serviço, desde 01 de agosto até dia 08 de novembro, no sentido de não prejudicar os clientes Sport TV que acedem aos seus canais através deste operador, e, simultaneamente, preservar a relação de parceria entre ambos”.

“No entanto, apesar desta cedência e do nosso serviço ter sido sempre assegurado, não houve até hoje qualquer pagamento da NOWO à Sport TV, seja por conta da dívida referente ao contrato antigo e já terminado, seja por conta dos serviços posteriores prestados até 8 de novembro de 2018”, acusa o canal de desporto.

Durante todo o período em dívida, acrescenta, a NOWO “continuou a cobrar aos seus clientes os serviços da Sport TV”.

Já a operadora NOWO entende que é “lamentável que, apesar da subida do custo que a Sport TV agora pretende impor à NOWO e aos outros operadores, a mesma decida manter os custos de subscrição junto dos seus clientes”. No entender da operadora, esta posição da Sport TV “reforça ainda mais o entendimento de que tal se trata de um comportamento reprovável”.

Por isso mesmo, a NOWO salienta que pretende acionar “os meios que considerar necessários para salvaguardar os interesses dos seus clientes”, que não especifica.

Entretanto, a Eleven Sports divulgou também um comunicado à imprensa onde revela que “em apenas dois meses de emissão em Portugal, superou já os 100 mil downloads da sua aplicação para iOS, Android e Chromecast”.

Atualizada às 12:25 com a resposta da Sport TV e às 18:10 com o comunicado da Eleven Sports.