Os números dos incêndios que atingem a Califórnia desde quinta-feira já os tornaram nos mais mortais de que há registo no estado norte-americano: 31 mortos e 200 desaparecidos até ao momento, obrigando a cerca de 250 mil pessoas a abandonarem as suas casas. Só na cidade de Paradise arderam mais de seis mil habitações. Em Malibu, foram também várias as celebridades que tiveram de deixar as suas casas, tendo algumas das habitações acabado por arder. Através das redes sociais, figuras como Miley Cyrus, Gerard Butler e o vocalista dos Tame Impala contaram a sua experiência e revelaram que ficaram sem a sua casa. Todos agradeceram às forças de combate.

Parte da casa de Gerard Butler em Malibu ficou em cinzas. O ator e produtor escocês agradeceu aos bombeiros por toda a coragem, numa fotografia onde surge com o pano de fundo da destruição causada pelas chamas. Butler apelou ainda ao apoio de todos para ajudarem “estes corajosos homens e mulheres”. “Voltei a minha casa em Malibu depois da evacuação. É um momento devastador para a Califórnia“, acrescentou na mesma publicação.

Também Miley Cyrus perdeu a sua casa e diz estar “completamente devastada” pelos incêndios que afetam a sua comunidade. No entanto, a cantora considera ter sido “uma das que teve sorte”, tendo em conta que os seus animais e o namorado Liam Hemsworth conseguiram escapar em segurança “e é tudo o que importa neste momento”. “A minha casa já não existe, mas as memórias partilhadas com a minha família e amigos continuam firmes”, disse ainda Cyrus, agradecendo o apoio de todas as forças de combate e pedindo o envolvimento de todos os que puderem ajudar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Kevin Parker, vocalista e guitarrista dos Tame Impala, teve de deixar o seu estúdio em Malibu devido à proximidade do incêndio. Numa publicação na conta da banda no Instagram, Parker informa que apenas escapou com o portátil e a guitarra, deixando o resto do equipamento na casa que acabou por arder. “O meu coração está partido por este incêndio”, acrescentou, publicando também vídeos das chamas vistas ao longe e onde se ouve todo o aparato dos meios de combate.

O incêndio também chegou ao set onde foram gravadas as duas primeiras temporadas da série televisiva Westworld, num local conhecido por aparecer em várias cenas de filmes e séries. Um representante da HBO, citado pelo Hollywood Reporter, garantiu que não estavam a decorrer gravações quando a área teve de ser evacuada. O ator Orlando Bloom também não esqueceu os incêndios. “Esta é a minha rua há duas horas. Estou a rezar pela segurança de toda a minha família de Malibu”, disse numa publicação no Instagram.

Já Neil Young colocou uma mensagem no seu site oficial onde diz também ter perdido a sua residência na Califórnia, mas foi mais longe e falou também nas mudanças climáticas…com críticas a Donald Trump. “A vida em todo o lado foi afetada por estes incêndios”, começou por dizer no comunicado, sublinhando que a Califórnia é vulnerável” não pela “pobre gestão” que Donald Trump diz ter existido, mas “por causa das mudanças climáticas, pelas temperaturas extremas e pelas secas prolongadas”. Neil Young disse ainda que Donald Trump nega todas estas mudanças — “estou a tentar não utilizar a palavra mentiroso”.

A Califórnia é um paraíso para nós todos. Um dom. Estamos tristes por não termos a possibilidade de defendê-la contra a ira da Mãe Natureza. (…) Os bombeiros nunca viram nada como isto e eu perdi uma casa antes para um incêndio na Califórnia e agora outra”, disse ainda Neil Young.

[Veja no vídeo o cenário de devastação na Califórnia]

O produtor e cantor Robin Thicke também deixou no Instagram uma mensagem de agradecimento aos bombeiros e voluntários que “arriscaram as suas vidas” ao tentarem salvar a sua casa. “A April, a Julian, a Mia e eu gostaríamos de agradecer a todos os bombeiros e voluntários corajosos. Enquanto conduzíamos de forma segura, eles arriscavam as suas vidas a tentar salvar a nossa casa. Estamos seguros e rodeados por amigos e famílias”, disse ainda o cantor de “Blurred Lines”

Lady Gaga disse estar à espera de novidades sobre a habitação que foi forçada a abandonar. “Estou aqui sentada como todos vocês a pensar se a minha casa também ardeu. Tudo o que podemos fazer é rezar juntos e uns pelos outros”, terminou. A família de Kim Kardashian e Kayne West teve que abandonar a sua casa em Hidden Hills na sexta-feira, tendo uma hora para levar tudo o que podiam. No dia anterior, a socialite dedicou um prémio que ganhou no People Choice Awards a todos os que têm lutado contra os incêndios.