A primeira-ministra britânica, Theresa May, queria convocar um conselho de ministros extraordinário para esta segunda-feira, para aprovar as linhas gerais de um acordo de transição para o Brexit, mas a oposição interna e externa obrigou-a a cancelar esses planos, noticia o The Independent.

Tinha havido uma ordem para “limpar as agendas”, para haver disponibilidade para ratificar “um acordo”. Mas o conselho de ministros não se irá realizar. “Os ministros vão reunir-se, como é normal, na terça-feira, mas não consigo dizer se o tema será o Brexit, ou não, porque as negociações estão a decorrer”, afirmou uma fonte interna ao jornal britânico.

O cancelamento desta reunião de emergência, a par da expectativa de fonte ouvida pelo jornal de que também não haverá acordo até terça-feira, torna cada vez menos provável que seja possível marcar para este mês de novembro uma cimeira europeia para ratificar esse acordo. Assim, fica, também, cada vez mais apertado o prazo para que se aprove toda a legislação que venha desse acordo, já que a saída da União Europeia tem data marcada para o final de março.

À falta de um acordo, têm, também, de prosseguir as preparações para o caso de não haver fumo branco e de haver uma saída da UE sem qualquer acordo de transição definido.

E se não houver acordo? Guia para o dia seguinte a um Brexit à força

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR