O sorriso é uma das características pessoais mais impactantes. Além de ser uma imagem de marca forte e com crescente peso social, influencia uma melhor e mais empática perceção do outro, e uma boca bonita, e saudável, aumenta a autoestima. Alguns estudos provam mesmo que o sorriso provoca uma ação benéfica que ativa um dinamismo a nível cerebral produzindo mensagens neuronais com benefícios para a saúde e bem-estar.

Técnicas de Implantologia: Qual a mais adequada para o meu caso?

Mostrar Esconder

Existem várias técnicas de implantologia, cada uma adequada a casos específicos. A pensar nas diversas necessidades, as Clínicas Vita Centro apresentam várias soluções:

  • *Implante unitário fixo
    Consiste na colocação de um parafuso de titânio em substituição do dente perdido e é o procedimento mais comum. Este tipo de intervenção é geralmente realizada alguns meses após a perda do dente e a prótese ou coroa de cerâmica (seja cimentada ou aparafusado no implante) é colocada dois ou três meses depois. Durante este período intermédio acontece a osseointegração.
  • *Implante unitário com extração imediata
    Neste tratamento dentário realiza-se a substituição imediata do implante após a extração do dente. A prótese é colocada alguns meses mais tarde após o período habitual de osseointegração. Durante este tempo, o paciente pode usar uma prótese removível provisória.
  • *Carga imediata
    Neste tipo de intervenção, o paciente pode fazer a extração de dente no mesmo dia ou esperar algumas semanas após a referida remoção e colocar o implante. Sendo um processo mais rápido e de recuperação célere, na altura da colocação do implante dentário fixa-se uma coroa provisória ou definitiva, sendo essa técnica denominada de carga imediata. Os benefícios relativos à estética são maiores pois permite ao paciente entrar na clínica sem dente e sair no mesmo dia com um dente fixo em implante dentário. Nos casos mais simples, o processo, que consiste numa única intervenção cirúrgica, pode ser realizado em uma hora, mas em situações mais complexas pode demorar cerca de várias horas.
  • *Overdenture 
    Consiste na colocação de dois implantes no maxilar inferior com o objetivo de fixar uma prótese dentária acrílica. Para encaixar a prótese,
    utiliza-se um dispositivo em que a extremidade tem a forma de uma bola e que vai encaixar em um “o-ring” colocado na prótese acrílica. Com este tratamento cria-se estabilidade, ficando a prótese total fixa em repouso sobre a gengiva, sem oscilar.
    *All-on-four
    Técnica idealizada para reabilitar pacientes sem dentes na zona do maxilar, é um procedimento cirúrgico que permite com a colocação de quatro implantes que fixam todos os dentes. Estas próteses sobre implantes são compostas, por norma, por 12 dentes e aparafusadas aos implantes. A fixação da prótese sobre os implantes é feita de material cerâmico ou
    metal-acrílico. Esta última é constituída por uma barra de metal com quatro orifícios onde se aparafusa os implantes. Entre as principais vantagens estão o facto de ser fixa, estável e em tudo semelhante aos dentes naturais.
  • *All-on-six
    Consiste num procedimento igual ao
    All-on-four, aplicando-se em todos os dentes mas com seis implantes. É aconselhado enquanto tratamento a desdentados totais do maxilar superior. A razão por que se colocam mais implantes neste maxilar está diretamente relacionada com a necessidade de a fixação ser maior.
    *Fixação zigomática
    É a mais recente forma de reabilitação estética na zona mandibular. Consiste na fixação de um implante que se diferencia dos convencionais por ser aplicado no osso conhecido como “maçã do rosto”. Foi desenvolvido como nova alternativa para o tratamento de pacientes com atrofia maxilar severa substituindo o enxerto ósseo. O objetivo é a reabilitação funcional e estética de pacientes através da instalação de uma prótese fixa superior substituindo as próteses totais removíveis.

Essa também poderá ser uma das razões que tem levado cada vez mais pessoas ao dentista para cuidar da saúde oral, tendência que a população portuguesa tem acompanhado. E entre as soluções médicas mais procuradas estão os implantes dentários. Mas, em que consiste essa técnica?

Uma solução saudável, douradora…

Estruturas metálicas, de superfície lisa ou áspera, em forma de parafuso, cone e rosca, os implantes dentários são feitos de titânio sendo uma forma segura e confortável de melhorar a estética e saúde dentária. Por norma, têm como função suportar uma ou um grupo de coroas dentárias que em tudo se assemelham a dentes naturais e podem durar para toda a vida. A sua fixação é realizada através da formação óssea em redor do implante, o que estimula a passagem das células do osso do maxilar para a superfície do implante. Com a regeneração óssea o implante fica fortemente ancorado e preparado para receber o novo dente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

…e muito segura

A colocação do implante dentário é realizada com o recurso a uma cirurgia na zona do osso do maxilar ou da mandíbula, ficando, geralmente coberto pela gengiva e enterrado no osso. Para salvaguardar todo o processo, o implante não fica visível durante o tempo em que aguarda a osseointegração.

Ainda que a percentagem de rejeição seja pouco habitual, e sem dor associada, situando-se entre um e seis por cento, em caso de o organismo não estar a aceitar o implante, é sempre possível reverter a cirurgia através da intervenção de um médico dentista.

Quem pode fazer um implante dentário?

Geralmente, qualquer pessoa pode submeter-se a uma cirurgia de implante dentário. Ainda assim, recomenda-se sempre a procura de profissionais de saúde de forma a avaliar fatores como o osso disponível, ou se se é portador de doenças como a diabetes, osteoporose e hipertensão. Também os hábitos de vida dos pacientes são levados em conta, nomeadamente no caso de ser fumador ou ingerir bebidas alcoólicas com regularidade. Ainda assim, não existem grandes restrições sobre a colocação de um implante dentário, nomeadamente em termos de limite de idade. Aliás, muitos pacientes colocam implantes dentários em idade avançada porque é nessa altura que perdem dentes. Também as crianças podem colocar implantes dentários, tendo como única exigência ter completado o crescimento ósseo facial. Para o avaliar, deve ser realizado o estudo da evolução óssea através de exames específicos como a cefalometria.

Principais vantagens

A aplicação de implantes dentários é sinónimo de vários benefícios para a saúde oral. Como são em tudo semelhante a dentes naturais, e esteticamente irrepreensíveis, são o melhor tratamento disponível para reabilitar a ausência de dentes, permitindo comer, falar e sorrir com confiança, o que eleva o bem-estar e qualidade de vida. Além disso, este tipo de cirurgia vem resolver o recorrente problema da oscilação das próteses dentárias, como o que acontecia com as chamadas placas removíveis ou dentaduras. Também a versatilidade dos implantes dentários é uma vantagem pois permite restituir qualquer número de dentes, adaptando-se a todas as necessidades. Por outro lado, esta técnica odontológica consegue manter a sensibilidade e sabor dos alimentos, ao contrário das próteses removíveis que, por terem palato, dificultam essa ação. Mesmo no que toca à higiene, os implantes dentários facilitam esse processo pois como se assemelham aos dentes naturais permitem escovagens regulares e a utilização de elixires ou fio dentário.

Um serviço de qualidade

Para retirar partido de todo o potencial dos implantes dentários, deve procurar um serviço profissional como o que é oferecido nas Clínicas Vita Centro, oferecem cuidados em todos os tipos de medicina dentária e tratamentos de saúde oral de qualidade, a preços mínimos. Com início de atividade em 2002, as Clínicas Vita Centro estão presentes em Lisboa, Porto e Setúbal, e conjugam profissionais qualificados com técnicas de vanguarda e sofisticação no atendimento, oferecendo soluções para todos os casos. O objetivo é sempre o bem-estar do cliente e o compromisso é um serviço atencioso e a obtenção de um sorriso perfeito e à medida das suas necessidades.