Lançamentos

Vaticano. Porto Editora vai publicar “documento explosivo” mas não diz sobre o que é

111

O livro, que inclui referências a "pessoas portuguesas", vai ser lançado em simultâneo em oito países a 21 de fevereiro. Até lá, a editora não pode avançar mais pormenores.

O Papa Francisco vai reunir-se a 21 de fevereiro com os líderes das conferências episcopais de todo o mundo

ANDREAS SOLARO/AFP/Getty Images

A Porto Editora vai publicar, a 21 de fevereiro, um “documento explosivo” sobre o Vaticano. O anúncio foi feito ao final da manhã desta quarta-feira por Manuel Valente, na apresentação das novidades literárias do grupo editoral para 2019.

De acordo com o diretor editorial, o livro será lançado em simultâneo em oito países, incluindo Portugal. E “vai dar muito que falar” porque existem referências a “pessoas portuguesas”, afirmou Manuel Valente, explicando que não pode avançar com mais pormenores porque, até à data de publicação, toda a informação está sob embargo.

Curiosamente, é a 21 de fevereiro que arranca no Vaticano um encontro com os líderes das conferências episcopais de todo o mundo, convocado pelo Papa Francisco. Durante este será discutida a questão da proteção de menores, na sequência do escândalo de abusos sexuais que tem abalado a Igreja Católica.

Esta é a primeira vez que o Papa convoca os presidentes das conferências episcopais para uma reunião sobre um tema em concreto. As conferências episcopais são os órgãos máximos da Igreja em cada país e reúnem todos os bispos de cada nação. A Conferência Episcopal Portuguesa é presidida atualmente pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcipriano@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)