Tech Auto

Quer saber para que servem os amortecedores? Veja isto

106

Os amortecedores são muitas vezes uma das peças mais incompreendidas dos automóveis modernos. Pedem-lhes milagres, desconhecendo que, sem eles, os veículos ficariam incontroláveis. Como este.

Numa suspensão convencional, ou seja, não pneumática, há essencialmente dois sistemas: um elemento elástico representado pela mola, que na prática suporta o peso do carro, e o amortecedor que controla o movimento da mola. Esta é uma função mais difícil do que se pode pensar, pois o esforço é enorme, especialmente em mau piso, o que provoca um aquecimento excessivo e, nos amortecedores mais baratos, degradação e perda de eficiência.

Além de nem todos entenderem na perfeição a função dos amortecedores, exigem por vezes que assumam a função da própria mola, tornando a suspensão mais dura, quando teoricamente não é essa a sua finalidade. Pelo menos sem que haja também uma alteração ao nível do elemento elástico.

Para termos presente o papel do amortecedor, bem como o esforço que tem de desempenhar para manter os pneus em contacto com a estrada e impedir que o carro salte de um lado para outro por acção descontrolada da mola, é bom ver este vídeo do Master Milo.

youtuber holandês pegou num Ford Focus e furou-lhe os amortecedores com um berbequim. Sem óleo, os amortecedores, que limitariam os movimentos das molas ao fazer passar esse óleo por uns orifícios calibrados (tão mais pequenos, quanto “duros” queremos que sejam), deixaram de realizar qualquer função. O resultado é o que se pode ver…

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
Educação

Estado-educador e Estado-cultura, em marcha?

Mário Pinto

Não existe uma educação para a cidadania única e institucional. Há várias concepções de cidadania, mesmo como concepções de vida democrática, pois há pluralismo social e cultural, ou moral e religioso

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)