Rádio Observador

Coreia do Norte

Confirma-se: posto de lançamento de mísseis norte-coreano está de novo operacional

A Coreia do Norte tinha começado a desmantelar a base nuclear para cumprir compromissos com os EUA, mas o posto está de novo operacional, o que acontece após o acordo falhado entre Trump e Kim.

Com base em imagens tiradas no início de março, esses especialistas já tinham reportado a reconstrução do local de lançamento de mísseis Sohae

JEON HEON-KYUN/EPA

Um local de lançamento de mísseis que a Coreia do Norte tinha começado a desmantelar para cumprir compromissos com os EUA foi recuperado e está de novo funcional, disseram esta quinta-feira especialistas norte-americanos.

Baseados em novas imagens de satélite, especialistas de dois think tanks de Washington — o “Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais” e o “38 Norte” — afirmaram esta quinta-feira que o posto Sohae (para lançamento de mísseis com capacidade nuclear) estáde novo em estado operacional normal“.

Com base em imagens tiradas no início de março, esses especialistas já tinham reportado a reconstrução do local de lançamento de mísseis Sohae, logo a seguir à cimeira de Hanói, onde o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, falharam um acordo sobre o desarmamento nuclear da península coreana.

O presidente dos Estados Unidos advertiu na quarta-feira que ficaria “muito, muito desapontado” com o líder da Coreia do Norte se tal informação viesse a ser confirmada.

De acordo com especialistas do grupo de reflexão “38 Norte”, a reconstrução dessas instalações, que incluem um campo de tiro e um local de teste para motores de foguetes, continuou “a um ritmo rápido”. Para os especialistas, este dado demonstra que a Coreia do Norte pode rapidamente reverter todas as ações de desmantelamento dos seus programas de armas nucleares que tinham sido iniciadas após a primeira cimeira, em 2018, constituindo uma “afronta à estratégia diplomática do Presidente dos EUA”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)