Energia Nuclear

Donos de Almaraz chegam a acordo para solicitar renovação de licença até 2028

Os proprietários da central nuclear chegaram a acordo para pedir a renovação da licença de exploração da fábrica até 2028, segundo fontes próximas. As empresas têm até dia 31 de março para o fazer.

A central nuclear de Almaraz situa-se a cerca de 100 km de Portugal, numa das margens do rio Tejo

ANTÓNIO JOSÉ/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

Os proprietários da central nuclear espanhola de Almaraz chegaram esta sexta-feira a um acordo para pedir a renovação da licença de exploração da fábrica até 2028, segundo “fontes conhecedoras da reunião” citadas pela agência EFE.

O compromisso alcançado pelas empresas Iberdrola (52%), Endesa (36%) e Naturgy (11%) deverá em seguida ser ratificado pela assembleia-geral de acionistas que decorre esta sexta-feira de manhã.

As empresas proprietárias de Almaraz têm até 31 de março para pedir de renovação da licença de exploração por mais 7,4 anos (2027) para o reator I da central e de 8,2 anos (2028) para o II.

O acordo respeita o estipulado no protocolo assinado há algumas semanas com a Enresa, a empresa pública responsável pela gestão dos resíduos radioativos, que prevê o encerramento de todos as centrais nucleares espanholas entre 2025 e 2035.

As cinco centrais nucleares em funcionamento em Espanha – Almaraz (Cáceres), Vandellós (Tarragona), Ascó (Tarragona), Cofrentes (Valencia) e Trillo (Guadalajara)-, que têm um total de sete reatores nucleares, cumprem 40 anos de vida útil entre 2023 (Almaraz) e 2028 (Trillo).

A central nuclear de Almaraz situa-se a cerca de 100 quilómetros de Portugal, numa das margens do rio Tejo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Mar

Bruno Bobone: «do medo ao sucesso»

Gonçalo Magalhães Collaço

Não, Portugal não é uma «nação viciada no medo» - mas devia realmente ter «medo», muito «medo», do terrível condicionamento mental a que se encontra sujeito e que tudo vai devastadoramente degradando.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)