Rádio Observador

Aeroportos

Montijo. Estudo identifica problemas ambientais mas aeroporto avança na mesma

5.144

O estudo entregue esta sexta-feira identificou riscos para as espécies de aves que vivem ali e problemas com potencial ruído para as populações vizinhas. Mas obra vai avançar na mesma.

Já há planos para como será o novo aeroporto do Montijo

O estudo de impacte ambiental ao novo aeroporto no Montijo, que esta sexta-feira foi concluído, identificou potenciais problemas em termos de ruído para as populações vizinhas e riscos para várias espécies de aves, noticia o jornal Sol. Ainda assim, o Governo e a concessionária Vinci não vão desistir de avançar com o aeroporto.

A ANA — Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram a 8 de janeiro o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, cujo aeroporto se encontra próximo da capacidade máxima. A solução prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 e inclui a extensão da atual estrutura Humberto Delgado (em Lisboa) e a transformação da base aérea do Montijo num aeroporto complementar.

A 11 de janeiro, o primeiro-ministro já tinha dito que não havia “plano B” para o novo aeroporto. Outras opções, como Monte Real ou Alverca, haviam sido descartadas. Se o estudo de impacte ambiental chumbasse a localização, então não haveria aeroporto ali, assegurou Costa.

Agora, de acordo com o Sol, o estudo identificou vários problemas, o que não agrada nem ao Governo nem à Vinci. As principais questões detetadas pelo estudo são o ruído para as populações que residem nas proximidades da base aérea e a ameaça às espécies de aves que habitam aquela zona do estuário do rio Tejo.

Uma imagem da ANA – Aeroportos de Portugal que mostra a localização do futuro aeroporto do Montijo

Mas, em vez de voltar atrás com o projeto de construção do aeroporto, o Governo e a empresa concessionária vão procurar soluções para os problemas identificados no relatório e avançar com a construção do novo aeroporto.

Quem tem contestado a realização do Estudo de Impacte Ambiental é a associação ambientalista Zero que, a 8 de março, interpôs uma ação judicial contra a APA para que seja efetuada uma Avaliação Ambiental Estratégica ao novo aeroporto do Montijo, um instrumento mais detalhado, que seria, no entender desta associação, a forma mais eficaz de avaliar verdadeiramente quais os efeitos deste nas questões do ordenamento do território, do ruído e da interferência com as espécies animais.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jfgomes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)