Aeroportos

Montijo. Estudo identifica problemas ambientais mas aeroporto avança na mesma

5.144

O estudo entregue esta sexta-feira identificou riscos para as espécies de aves que vivem ali e problemas com potencial ruído para as populações vizinhas. Mas obra vai avançar na mesma.

Já há planos para como será o novo aeroporto do Montijo

O estudo de impacte ambiental ao novo aeroporto no Montijo, que esta sexta-feira foi concluído, identificou potenciais problemas em termos de ruído para as populações vizinhas e riscos para várias espécies de aves, noticia o jornal Sol. Ainda assim, o Governo e a concessionária Vinci não vão desistir de avançar com o aeroporto.

A ANA — Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram a 8 de janeiro o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, cujo aeroporto se encontra próximo da capacidade máxima. A solução prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 e inclui a extensão da atual estrutura Humberto Delgado (em Lisboa) e a transformação da base aérea do Montijo num aeroporto complementar.

A 11 de janeiro, o primeiro-ministro já tinha dito que não havia “plano B” para o novo aeroporto. Outras opções, como Monte Real ou Alverca, haviam sido descartadas. Se o estudo de impacte ambiental chumbasse a localização, então não haveria aeroporto ali, assegurou Costa.

Agora, de acordo com o Sol, o estudo identificou vários problemas, o que não agrada nem ao Governo nem à Vinci. As principais questões detetadas pelo estudo são o ruído para as populações que residem nas proximidades da base aérea e a ameaça às espécies de aves que habitam aquela zona do estuário do rio Tejo.

Uma imagem da ANA – Aeroportos de Portugal que mostra a localização do futuro aeroporto do Montijo

Mas, em vez de voltar atrás com o projeto de construção do aeroporto, o Governo e a empresa concessionária vão procurar soluções para os problemas identificados no relatório e avançar com a construção do novo aeroporto.

Quem tem contestado a realização do Estudo de Impacte Ambiental é a associação ambientalista Zero que, a 8 de março, interpôs uma ação judicial contra a APA para que seja efetuada uma Avaliação Ambiental Estratégica ao novo aeroporto do Montijo, um instrumento mais detalhado, que seria, no entender desta associação, a forma mais eficaz de avaliar verdadeiramente quais os efeitos deste nas questões do ordenamento do território, do ruído e da interferência com as espécies animais.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jfgomes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)