A NASA vai abrir em 2020 a Estação Espacial Internacional para uso comercial, anunciou esta sexta-feira a agência espacial norte-americana. O que significa isto? Empresas dos Estados Unidos vão poder utilizar as instalações da estação para realizarem negócios comerciais e desenvolverem produtos numa órbita terrestre baixa. O site The Verge refere mesmo que negócios privados vão poder gravar anúncios e até filmes na estação espacial.

O objetivo da NASA é criar um “forte ecossistema de parcerias” com indústrias a que a empresa norte-americana recorre para comprar produtos e serviços.

Empresas e negócios privados nos Estados Unidos poderão “alugar” a ISS (como é conhecida a estação) para a “manufaturação, produção, transporte, realização de campanhas comerciais de produtos e serviços, incluindo produtos para serem vendidos na Terra”, explica a agência. As empresas vão ainda poder recorrer à experiência dos astronautas da NASA para a produção dos seus produtos.

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Como vai funcionar tudo? A NASA elaborou um plano com cinco etapas para abrir a ISS: tudo começa em curtas visitas às instalações da estação, que culminam em operações comerciais de longa duração.

Se tem uma empresa e está interessado, a NASA enumera as características que deve reunir para se poder candidatar a operar no Espaço: as atividades da sua empresa devem ter uma relação com uma missão da NASA, possuir um ambiente de microgravidade ou apoiar uma economia de desenvolvimento sustentável numa órbita terrestre baixa.

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As equipas das empresas poderão estar na ISS durante 90 horas e levar consigo até 175 quilos de carga. Mais de 50 empresas já aderiram à iniciativa para fazer pesquisa e desenvolvimento de produtos na estação espacial.

A NASA destaca ainda que a abertura da ISS ao público surge pouco depois de a agência anunciar que vai levar a primeira mulher à Lua em 2024.

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