Rádio Observador

Hospitais

Maternidades já não vão encerrar no verão e vai ser feito um reforço do pessoal, garante presidente ARS de Lisboa e Vale do Tejo

Presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo confirma ao Observador que serviços não vão ser encerrados. Hospitais vão ainda receber especialistas durante o verão.

Sean Gallup/Getty Images

As urgências das maternidades não vão encerrar durante o verão e não vai haver uma rotatividade dos serviços em Lisboa. A garantia foi dada esta quinta-feira à Rádio Observador pelo presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Luís Pisco anunciou ainda um reforço dos especialistas nos hospitais durante o verão.

Esteve em cima da mesa a possibilidade de haver uma rotatividade entre as quatro maternidades de Lisboa. Posso afirmar que isso não vai acontecer: não vai haver rotatividade das maternidades”, declarou Luís Pisco à Rádio Observador.

O presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo explica ainda que os hospitais vão ser reforçados com novos médicos externos. Pediatras, obstetras e anestesistas estão entre as contratações desejadas.

Os serviços da Maternidade Alfredo da Costa, do Hospital de Santa Maria, do Hospital São Francisco Xavier e do Hospital Amadora-Sintra — que enfrentavam o encerramento das maternidades — vão agora proceder a um “levantamento das suas necessidades”. “Até ao dia 22 (de julho) teremos uma noção muito clara de quais as necessidades de contratações para preenchermos completamente as escalas até agosto e depois setembro”, adianta Luís Pisco.

Também o bastonário da Ordem dos Médicos já tinha afirmado que a solução para evitar o encerramento dos serviços era contratar mais médicos.

O Governo tinha decidido encerrar rotativamente estes serviços depois de os hospitais afirmarem que não tinham condições para manter as urgências em funcionamento no verão. Também os responsáveis pelas maternidades da zona Norte do país chegaram a manifestar as mesmas preocupações.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)