Esta quinta-feira os supermercados Pingo Doce e outras lojas da empresa, como os cafés Jeronymo e as lojas Recheio, vão encerrar mais cedo, às 18 horas, para marcar o sétimo dia da morte de Soares dos Santos, avisou a empresa através de um mensagem enviada por telemóvel aos clientes. Foi ainda aberto um endereço de email para poderem ser enviadas condolências. Segundo a empresa, as mensagens são enviadas para a família.

Alexandre Soares dos Santos, que criou o Pingo Doce há 40 anos, morreu na passada sexta-feira. Tinha 84 anos.

Alexandre Soares dos Santos (1934-2019)Os colaboradores do Pingo Doce expressam a sua profunda tristeza pelo…

Posted by Pingo Doce on Saturday, August 17, 2019

Alexandre Soares dos Santos, que era o segundo homem mais rico de Portugal, foi o líder do grupo Jerónimo Martins, dono do Pingo Doce, durante 46 anos. Em 2009, fundou e financiou a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que se dedica ao estudo da sociedade portuguesa. Por vontade expressa do próprio empresário, antes de morrer, as cerimónias fúnebres estavam reservadas estritamente à família.

Ao todo, a cadeia de supermercados tem mais de 430 lojas em todo o país. Em resposta ao Observador, fonte oficial da empresa explicou: “Esta quinta-feira é o sétimo dia do falecimento do senhor Soares dos Santos e em muitas lojas, de mais de 50 localidades espalhadas pelo país (de Vila Real, a Portimão e à Madeira e Porto Santo, passando por Viana do Castelo, Coimbra, Beja, Lisboa ou Faro)  os colaboradores organizaram, de forma espontânea, homenagens, designadamente missas de despedida. A decisão de encerrar as lojas mais cedo pretende facilitar os colaboradores que desejem, nesse dia de forte simbolismo, prestar uma última homenagem, da forma e nos termos que entenderem melhor”.

*Em atualização