O anúncio foi feito esta quinta-feira pelos duques de York, com os pais da noiva a utilizarem a via habitual nestas formalidades para partilhar a notícia com os seguidores de forma mais próxima dos súbditos: a conta oficial do Palácio de Buckingham. Sarah Ferguson e o príncipe André (que tem vivido uma conturbada fase nos últimos meses) não escondem a felicidade pela notícia do casamento da sua filha Beatrice, de 31 anos, com o empresário italiano Edoardo Mapelli Mozzi, de 36 anos.

Beatrice, a nona na linha de sucessão ao trono britânico, e Edoardo, que namoram há 11 meses, terão ficado noivos no começo do mês, surgindo com o seu anel de noivado na foto que acompanha a publicação, tirada em Itália, onde o pedido terá acontecido. A Casa Real não adianta no entanto muito mais sobre a esperada boda, sabendo-se apenas que está prevista para o próximo ano.

“Estamos muito entusiasmados por começarmos esta aventura juntos”, acrescentou ainda o par, revelando ainda que partilham “vários interesses e valores”, um apoio, acreditam, decisivo para os anos que se avizinham, “cheios de amor e felicidade”.

Em março de 2019, na primeira aparição pública em que surgiram juntos @ Getty Images

As reações ao enlace começaram por chegar da sua irmã mais nova, Eugenie, que usou também o seu Instagram para deixar uma mensagem aos noivos. “Beabea – uau! Estou tão feliz por ti minha querida mana e querido Edo. Vocês foram feitos um para o outro.”

Mozzi, o multimilionário que fez fortuna no ramo do imobiliário de luxo e que detém uma empresa de design de interiores, terá conhecido Beatrice em novembro de 2018. De resto, ter-se-ão cruzado antes no casamento da princesa Eugenie com Jack Brooksbank, que ocorreu um mês antes, e no qual Edoardo marcou presença como convidado.

Foi já no começo deste ano, no âmbito da gala da National Portrait Gallery que Mozzi e Beatrice apareceram juntos em público pela primeira vez. Pouco mais tarde, eram vistos a passear de mão dada em Nova Iorque. A relação tornou-se ainda mais formal por ocasião do Grande Prémio do Bahrain, com o italiano a acompanhar a namorada numa viagem de família, com Sarah Ferguson a mostrar-se junto do par, que voltou a mostrar-se em público no casamento de Gabriella Windsor com Thomas Kingston.