Os babetes para bebé da gama MATVRÅ do IKEA podem causar asfixia a bebés. O alerta foi feito no início da semana pela marca sueca, que incentivou todos os clientes que tenham comprado estes babetes a ir às lojas para os devolver.

O risco de asfixia deve-se a um problema com um dos botões nas versões do babete em azul e encarnado. O botão pode soltar-se e criar um risco de asfixia para o bebé. Segundo a empresa, para receber o dinheiro de volta não é necessário apresentar o talão de compra.

Ao Observador, fonte do IKEA afirma que não há casos reportados em Portugal. Segundo a cadeia de lojas, houve pessoas que foram contactadas para fazer a entrega do produtos e os membros do “IKEA Family” que fizeram a aquisição foram avisados diretamente. O IKEA não avançou a informação do número de babetes vendidos.

Esta recolha de produto preventiva aplica-se apenas a estas duas cores, sendo que os babetes MATVRÅ com padrão de frutas, vegetais, nas cores verde e amarelo não estão incluídos, por terem um design e material diferentes”, diz o IKEA em comunicado

Não é a primeira vez que a marca retira produtos do mercado. Por norma, tem avisado os seus clientes numa página na Internet para o efeito sobre algum erros e permite fazer a devolução sem talão de compra.