As 39 pessoas — 31 homens e oito mulheres — que foram encontradas mortas esta quarta-feira dentro do atrelado frigorífico de um camião num parque industrial em Essex, no Reino Unido, eram de nacionalidade chinesa, confirmou a polícia local em comunicado. O condutor do camião foi detido no mesmo dia e continua sob custódia policial por suspeitas de homicídio.

Confirmamos que oito dos mortos são mulheres e 31 são homens e todos serão cidadãos chineses. Prendemos um homem suspeito de homicídio, que continua detido”, referiu a polícia de Essex em comunicado.

Ainda no âmbito deste caso, as autoridades realizaram na noite desta quarta-feira buscas a três propriedades em County Armagh, na Irlanda do Norte, país de onde é natural Mo Robinson, o condutor do camião. Cada um destes 39 cidadãos chineses vai ser sujeito “a um processo completo de investigação médica para estabelecer a causa da morte” antes de se proceder à sua identificação. “Esta será uma operação essencial e, nesta fase, não podemos estimar quanto tempo estes procedimentos vão levar”.

39 mortos em camião. Polícia faz buscas em duas propriedades na Irlanda do Norte e analisa hipótese de crime organizado

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de estarem a tentar identificar os 39 adultos que foram dados como mortos no local, a polícia está também com uma investigação paralela para tentar perceber se as redes de crime organizado — que poderão estar por detrás de uma recente onda de operações de tráfico de seres humanos com migrantes que tentam entrar no Reino Unido — estão também envolvidas neste caso.

Ao longo do dia de ontem [quarta-feira], os nossos detetives trabalharam com outros parceiros para iniciarem as investigações destas mortes trágicas e continuamos a trabalhar para juntar as peças das circunstâncias deste evento horroroso, que levou à maior investigação da história da nossa polícia”, referiu a polícia de Essex em comunicado.

O camião onde seguiam estas 39 pessoas veio da Bélgica, mas está registado na Bulgária. Os investigadores belgas referiram, entretanto, que ainda não é claro quando é que as vítimas foram colocadas dentro do camião e se isso aconteceu em território belga.

Esta é a linha cronológica que se conhece até agora:

  • O camião entrou no Reino Unido no dia 20 de outubro, através de Holyhead, tendo viajado desde Dublin;
  • O camião recolheu o atrelado que tinha viajado desde Zeebrugge, na Bélgica, até ao porto de Purfleet, por volta do 12h30 desta quarta-feira;
  • A polícia de Essex foi chamada ao Parque Industrial de Waterglade um pouco antes da 1h40 da manhã de quarta-feira, depois de um alerta de que 39 pessoas foram encontradas mortas no atrelado do camião.

Quem é condutor do camião onde estavam 39 pessoas mortas?

O caso mais grave de imigrantes que foram encontrados mortos em camiões, recorde-se, remonta a 2000. Nesse ano, 58 imigrantes, também eles chineses, foram encontrados na parte de trás de um camião em Dover, no Reino Unido. À data, o condutor de nacionalidade holandesa foi detido.

Sufocados em contentores, mortos em camiões: os migrantes que morreram como os 39 de Essex