789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Calculadora de coligações. Como se pode desbloquear Espanha?

Este artigo tem mais de 4 anos

A situação política espanhola era difícil, mas as eleições complicaram-na ainda mais. São poucas as possibilidades para o PSOE governar. Fizemos as contas às coligações possíveis (e às impossíveis).

Pedro Sánchez, do PSOE, só venceu as eleições na medida em que foi o mais votado. Queria sair reforçado e garantir a governabilidade, mas a eleição correu mal — e agora formar governo está mais difícil
i

Pedro Sánchez, do PSOE, só venceu as eleições na medida em que foi o mais votado. Queria sair reforçado e garantir a governabilidade, mas a eleição correu mal — e agora formar governo está mais difícil

AFP via Getty Images

Pedro Sánchez, do PSOE, só venceu as eleições na medida em que foi o mais votado. Queria sair reforçado e garantir a governabilidade, mas a eleição correu mal — e agora formar governo está mais difícil

AFP via Getty Images

El bloqueo continua. À quarta eleição em quatro anos, os espanhóis continuam a não ter uma solução clara para desbloquear o impasse político que impede o país de ter um Governo estável. Depois das eleições de 28 de abril deste ano, o líder socialista e primeiro-ministro em funções, Pedro Sánchez, não conseguiu assegurar um acordo de Governo com o líder do Unidas Podemos, Pablo Iglesias, e o país foi agora de novo a votos — para deixar de novo Espanha sem uma maioria clara, que seria atingida com uma soma de 176 deputados.

Sánchez convocou as novas eleições convencido de que sairia reforçado e pronto a governar de maneira confortável: mesmo sem maioria absoluta, teria mais deputados do que qualquer outro bloco e conseguiria ver a sua investidura aprovada; ao mesmo tempo, o Unidas Podemos perderia votos e deixaria de ser fundamental para uma coligação, podendo o PSOE governar sozinho buscando acordos pontuais à esquerda (em matérias sociais teria o apoio do Podemos) e à direita (em questões económicas ou, sobretudo, no tema Catalunha).

Sánchez faz apelo a todos os partidos para desbloquear Espanha

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas a estratégia correu mal para o líder socialista. O PSOE voltou, é certo, a ser o partido mais votado, mas perdeu três deputados relativamente a abril — e tem hoje a vida muito mais difícil no processo de formação de governo. Também o Unidas Podemos, de Pablo Iglesias, desceu face ao último ato eleitoral, perdendo sete assentos no Congresso dos Deputados. A maior queda foi, porém, à direita, com o Ciudadanos a ter um resultado desastroso, passando de 57 deputados eleitos em abril para apenas 10 agora. Em sentido inverso, o PP de Pablo Casado cresceu de 66 deputados para 87. E o Vox, de extrema-direita, registou a maior subida da noite, passando de 24 para 52 membros do parlamento.

[As reações dos líderes políticos aos resultados eleitorais ]

Falhando a maioria absoluta, Pedro Sánchez precisa de se lançar novamente às negociações para tentar formar um Governo. No discurso desta noite, Sánchez assumiu o seu “empenho” na formação de um “governo progressista liderado pelo Partido Socialista”.

Eleições. Os três gráficos que mostram como fica Espanha

Mas o cenário não é fácil: virando-se para o bloco das esquerdas — Unidas Podemos e Más País, que já na noite de domingo se mostraram disponíveis —, não consegue reunir deputados suficientes para alcançar os 176 deputados, metade dos 350 que compõem o Congresso dos Deputados. Só juntando-se também aos partidos independentistas e regionais é que tal será possível. Por outro lado, o bloco da direita, sendo inferior ao da esquerda, também não chega para formar uma maioria de 176 deputados. A única solução direta do ponto de vista matemático seria um bloco central entre o PSOE e o PP.

Solução à esquerda: impossível

A solução mais óbvia, que seria à esquerda, falha logo na matemática. Somando os 120 deputados do PSOE aos 35 do Unidas Podemos e aos três do Más País, o bloco das esquerdas fica com 158 deputados, a 18 de alcançar metade dos lugares do congresso.

No discurso de reação aos resultados esta noite, o líder do Unidas Podemos, Pablo Iglesias, considerou que “a única maneira de travar a extrema-direita em Espanha é com um governo que tenha estabilidade parlamentar suficiente” e sublinhou que a formação de um governo de coligação — que era em abril “uma oportunidade histórica” — é hoje “uma necessidade histórica”.

E estendeu novamente a mão a Sánchez, de forma clara: quer negociar e quer fazer parte do Governo. “Estamos dispostos a negociar já a partir de amanhã um governo de coligação, em que cada força política esteja representada exclusivamente na proporção dos votos e apoios eleitorais que teve”.

Também o líder do Más País, Íñigo Errejón, se mostrou disponível e comprometido com a negociação. “Temos de assumir a responsabilidade de formar um governo progressista e evitar terceiras eleições”, afirmou.

O que é certo é que, apenas com estas duas forças políticas, não vai ser possível chegar à maioria. Sánchez vai precisar de explorar outras possibilidades.

Solução à esquerda com independentistas: possível, mas difícil

Do ponto de vista matemático, se Pedro Sánchez conseguir a proeza de juntar aos apoios do Unidas Podemos e do Más País os deputados eleitos pelos outros oito partidos que se identificam com a área política da esquerda, incluindo os partidos independentistas da Catalunha e do País Basco, é possível alcançar uma confortável maioria de 197 deputados.

Porém, se no caso anterior há possibilidade de convergência mas não há números, aqui há números mas a convergência é difícil ao ponto de se considerar uma solução praticamente impossível. As duas forças políticas mais significativas neste grupo de partidos independentistas de que Sánchez precisaria são a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), com 13 lugares, e o Juntos pela Catalunha (a coligação formada por Carles Puigdemont, a viver na Bélgica), com 8 deputados.

Para perceber as dificuldades deste cenário, basta recuar ao debate da semana passada, o único entre os cinco principais candidatos, em que Pedro Sánchez anunciou medidas contra o independentismo catalão, como a criminalização de “referendos ilegais como o da Catalunha”, e assumiu até o compromisso de trazer Carles Puigdemont de volta a Espanha para “prestar contas à justiça espanhola”.

Porém, quando Pablo Casado insistiu com Sánchez para que assumisse se ia ou não coligar-se com os independentistas, o líder socialista não se quis comprometer e fugiu à pergunta. Com posições destas relativamente ao independentismo catalão, fica difícil para Sánchez assegurar um apoio daqueles partidos.

Bloco central: possível

A única solução para assegurar uma verdadeira maioria parlamentar parece ser a criação de um bloco central entre o PSOE e o PP. Juntos, os dois maiores partidos somam 208 deputados. Em teoria, seria difícil: com o PSOE no poder, o PP assumiria naturalmente o seu lugar na oposição; e os socialistas tenderiam, também naturalmente, a apontar o seu olhar mais para a esquerda do que para o PP. Porém, a excecionalidade da situação espanhola pode levar a uma solução drástica para desbloquear o impasse político. Convocar um terceiro ato eleitoral desde a moção de censura a Mariano Rajoy é improvável — mesmo sabendo, como comenta o El País, que “nada é impossível na nova política espanhola” — e dificilmente seria aceite pelos eleitores. E o líder do PP, Pablo Casado, não fechou a porta uma eventual negociação — “exigente” — com os socialistas.

Afirmando o PP como “uma alternativa às esquerdas”, Casado sublinhou que o seu partido é “do centro” e afirmou que Pedro Sánchez “perdeu o seu referendo”, sendo “o grande derrotado” da noite. Ainda assim, assumiu que é Sánchez que “tem a bola do seu lado”. E garantiu que “Espanha não pode continuar bloqueada” — com o PP a ter um papel nesse desbloqueio.

Da parte de Pedro Sánchez, também não se pode dizer que a porta esteja fechada. Parece certo que o líder socialista não recusa falar com o PP, depois de ter feito um apelo “a todos os partidos políticos” para ajudar no desbloqueio do impasse político, excepto àqueles que “se centram no discurso de ódio”.

Alternativa à direita: impossível

Uma outra alternativa, em tese, seria um bloco de direita, com o PP e o Ciudadanos a juntarem-se ao Vox e também ao Navarra + e à coligação que elegeu dois deputados nas Canárias. Mas, muito devido ao desastre eleitoral do Ciudadanos, os partidos de direita — mesmo que se juntassem todos — não conseguiriam alcançar os 176 deputados necessários para a maioria. Isto apesar de o Vox ter acabado por ser um dos maiores vencedores da noite, mais do que duplicando a sua representação parlamentar.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora