Dois elementos da família Kennedy, desaparecidos desde quinta-feira no estado norte-americano do Maryland, de foram entretanto dados como mortos.

Trata-se de Maeve Kennedy McKean, de 40 anos — neta do antigo procurador-geral dos EUA Robert F. Kennedy (que era um dos irmãos mais novos do ex-Presidente John F. Kennedy) —, que desapareceu com o seu filho Gideon, de oito anos.

Segundo o The Washington Post, David McKean, marido de Maeve, confirmou que a mulher e o filho desapareceram na tarde de quinta-feira, depois de terem ido fazer canoagem na baía de Chesapeake, durante um período de retiro da família numa casa junto à água naquela região.

Por volta das 16h, algumas crianças da família estavam a jogar com uma bola, que atiraram inadvertidamente para a água. Para a ir buscar, Maeve e o filho puseram-se numa canoa e seguiram pela água, mas acabaram por ir demasiado longe e não conseguiram regressar à margem.

A guarda costeira norte-americana está desde a tarde de quinta-feira em buscas pela região. As autoridades do estado do Maryland confirmaram nesta sexta-feira que encontraram uma canoa virada que corresponde à descrição da canoa usada por Maeve e o filho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Kathleen Kennedy Townsend, filha de Robert F. Kennedy e mãe e avó dos desaparecidos, lamentou já, em comunicado, que a busca por Maeve e Gideon “tenha deixado de ser uma missão de salvamento, para passar a ser uma missão de resgate dos corpos”.

Maeve Kennedy McKean, sobrinha-neta de John F. Kennedy, era a diretora-executiva da Global Health Initiative da Universidade de Georgetown. O seu desaparecimento filho vem alimentar a crença popular na chamada “maldição dos Kennedy”.

Robert F. Kennedy, o seu avô, foi morto a tiro em 1968,na noite em que comemorava a vitória nas primárias da Califórnia pelo Partido Democrata para as eleições presidenciais.

Cinco anos antes, o irmão mais velho de Robert, o presidente John Fitzgerald Kennedy, tinha sido assassinado em Dallas, Texas.

O seu irmão mais velho, Joseph Kennedy, morreu em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial e uma das irmãs, Kathleen, morreu quando um avião caiu na França em 1948.

Em 1984, David Kennedy, filho de Robert, morreu de overdose de drogas, e em 1997 outro de seus filhos, Michael, morreu num acidente de esqui.

Em 1999, John Kennedy Jr, filho do presidente assassinado, a sua mulher Carolyn e a cunhada morreram quando um pequeno avião caiu na costa de Martha’s Vineyard (Massachusetts).

Em 2011, a esposa de Robert Kennedy Jr (filho de Robert F. Kennedy), Mary Richardson, cometeu suicídio.

No ano passado, outra neta de Robert F. Kennedy, Saoirse Kennedy Hill, morreu aos 22 anos em resultado de uma overdose acidental de drogas.