O alerta da Associação Americana de Oftalmologia surge depois da revisão de três estudos sobre os sintomas que os doentes com a Covid-19 apresentam, nomeadamente ao nível ocular. Ainda que esteja longe de ser um dos sintomas mais comuns em quem está infetado com o novo coronavírus, há agora evidência científica sobre infeções oculares — nomeadamente conjuntivite — também em doentes com a Covid-19.

Um dos estudos, publicado a 26 de fevereiro no Journal of Virology relata que de 30 doentes com a Covid-19 na China, um deles desenvolveu uma conjuntivite e foi possível identificar o Sars-Cov2 nas lágrimas, indicando a presença do vírus também na zona ocular. Um segundo estudo, publicado no The New England Journal of Medicine que analisou 1.099 doentes de 552 hospitais em 30 províncias chinesas sinalizou nove doentes com sinais de conjuntivite e, mais recentemente, um estudo publicado na JamaOphthalmology debruça-se na análise a 38 doentes da província de Hubei, com vários sintomas. Também nesta análise, há relatos de doentes com alterações oculares, nomeadamente de conjuntivite.

Os investigadores norte-americanos pede agora à comunidade médica que fique atenta também a uma eventual infeção nos olhos dos doentes, tomando todas as precauções enquanto observam os doentes (atendendo também ao risco de contágio que, já se sabia, pode ocorrer através dos olhos).

Além do equipamento de proteção individual (para os olhos, nariz e boca), a Associação Americana de Oftalmologia, recomenda aos oftalmologistas que procedam à desinfeção de todo o consultório sempre que suspeitem que se pode tratar de um caso da Covid-19, além da habitual esterilização dos instrumentos usados durante a consulta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outro dos alertas para os oftalmologistas tem que ver com a dificuldade de associar uma conjuntivite que seja sintoma da Covid-19 a uma habitual conjuntivite, devendo os médicos ficar alerta para os sintomas mais comuns associados à infeção por novo coronavírus: febre, tosse ou dificuldade em respirar.

Covid-19. Ausência de olfato e paladar são sintomas? A ciência parece dizer que sim