À medida que o Governo vai fazendo mais testes aos funcionários e utentes de lares e residências de idosos, vão-se encontrando mais casos positivos. Esta terça-feira, dia em que o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, garantiu que 65% dos funcionários já tinham sido testados, dois lares confirmaram ter mais casos: um em Matosinhos, outro em Loures.

O Lar do Comércio, em Matosinhos, tem neste momento 26 idosos infetados com o novo coronavírus, tendo sido registadas três mortes associadas à Covid-19 desde que foi detetado o primeiro caso, a 12 de abril. A instituição, que conta com cerca de 240 utentes residentes, garantiu que “todos os idosos se encontram, no momento, em isolamento nos seus quartos, sendo as refeições e os cuidados aí prestados”.

De acordo com a direção daquele lar, há “cerca de quatro funcionários infetados e 26 utentes, sendo que os restantes testes ainda estão em curso”, avança a Lusa. Os testes aos utentes, adiantou a instituição, estão a ser assegurados pela Câmara de Matosinhos, já os funcionários estão a receber indicações para se deslocarem ao Hospital Pedro Hispano para fazerem o rastreio ao novo coronavírus.

À Lusa, a instituição — que conta atualmente com cerca de 240 residentes, para além dos utentes de Apoio Domiciliário e Centro de Dia, agora convertido também em serviço de apoio domiciliário — assegura que tudo tem feito para garantir a segurança dos utentes e funcionários, mas salienta, contudo, que tem já “mais de 60 baixas por colaboradores”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já em São João da Talha, no concelho de Loures, soube-se também esta terça-feira que há já 23 casos confirmados de Covid-19, já com registo de duas vítimas mortais. Aqui a maior parte dos idosos tem entre 80 e os 90 anos e muitos padecem de outras doenças. Sabe-se ainda que do grupo de infetados, pelo menos nove são funcionários.

Segundo a SIC, tem havido ações regulares de descontaminação, com a decisão das autoridades de saúde de não evacuar a instituição. Os residentes infetados permanecem em quartos de isolamento.

Testes a todos os lares do Norte concluídos em duas semanas

Com o aumento de testes, no concelho de Braga, foram detetados 412 casos positivos: 273 são utentes e 139 são profissionais, revelou esta terça-feira o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio. Neste caso, o rastreio terá sido promovido pelo município, que refere que já testou mais de 1800 utentes e profissionais de 32 instituições. “No total, foram contratualizados mais de 3.000 testes, para abranger todo o universo de utentes e profissionais das instituições do concelho, num investimento superior a 250 mil euros, metade do qual já foi concretizado”, refere a Lusa.

 “Contando agora também com o apoio do Governo, através da Cruz Vermelha, estamos a acelerar a realização dos testes aos profissionais, ao mesmo tempo que prosseguimos os testes a utentes a expensas da autarquia, pelo que até ao final da semana acredito que todos os profissionais e todos os utentes das instituições de Braga estarão testados”, afirmou o autarca.

A comunicação foi feita numa visita do secretário de Estado da Mobilidade, coordenador regional Norte da Covid-19 ao Centro de Acolhimento Temporário do Distrito de Viana do Castelo, instalado na Pousada da Juventude da capital do Alto Minho e que está preparado para receber os utentes de lares infetados com Covid-19, disse que foi essa a prioridade estabelecida pela Governo.

Já o governante disse que em duas semanas ficará concluída a realização de testes de diagnóstico aos 20 mil profissionais das estruturas de apoio aos idosos na região Norte. “Neste momento, de acordo com o cronograma que temos, em duas semanas todos os testes para todos os profissionais da região norte serão realizados. É este o compromisso. É este que vai ser cumprido”, afirmou Eduardo Pinheiro, referindo que só na segunda-feira foram realizados “mais de mil”.

“O compromisso é relativamente aos profissionais e aos utentes com sintomas. São os profissionais que entram e saem da instituição. Não são os idosos. É aqui que temos de garantir que não há contágio”, referiu.
Segundo Eduardo Pinheiro, o universo de profissionais das estruturas de apoio aos idosos na região Norte é de 20 mil e de mais de 25 mil utentes.

Ainda nesta terça-feira, em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, avançou que havia cerca de “300 estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPIs) com casos de utentes ou profissionais” infetados, num universo em que 65% por cento dos trabalhadores já foram testados.