Mais de 35 mil idosos residem atualmente em lares de idosos ilegais em Portugal, segundo dá conta um estudo da Associação de Apoio Domiciliário, de Lares e Casas de Repouso de Idosos (ALI), esta quarta-feira citado pelo Jornal de Notícias. De acordo com a publicação, serão 3.500 os lares de idosos ilegais, de que a Segurança Social não terá conhecimento.

Questionada pelo jornal, a Segurança Social afirma que “não existe conhecimento do total de equipamentos ilegais a funcionar”, já que a atividade destas infraestruturas é ilegal. “A Segurança Social tem conhecimento dos casos em que intervém/fiscaliza. Não temos qualquer estudo que nos permita avançar com estimativas”, refere em resposta ao JN.

O presidente da ALI afirma que estas residências ilegais são “um perigo muito maior do que os lares em situação legal” e que podem “tornar-se um grave problema de saúde pública”: “As casas clandestinas são normalmente um risco ainda pior, porque são estruturas muito incipientes, com pouco conhecimento técnico, sem formação e com poucos meios, pessoal e equipamento”.

A Segurança Social, que tem como função também fiscalizar os lares e residências de idosos afirma que está a trabalhar “com as demais autoridades, como câmaras municipais, Proteção Civil, Emergência, entre outras, de forma a salvaguardar a proteção dos idosos, dos trabalhadores e restante comunidade”, fazendo o levantamento das infraestruturas ilegais existentes, começando por aquelas que já foram alvo de alguma denúncia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR