O presidente do PSD, Rui Rio, considerou injusto que o governo dê 15 milhões de euros às empresas de comunicação social quando não o dá a empresas de outras áreas, além de que muitas vezes se atrasa nos pagamentos a empresas da área da saúde.

Esta terça-feira, o líder da oposição questionou a opção no Twitter, numa publicação em que partilha uma notícia do PS: “Será justo o Governo dar 15 milhões às empresas de comunicação social quando não o faz às outras e quando a muitas delas (designadamente às da Saúde) nem sequer paga o que deve a tempo e horas?” Questionou ainda o modelo de financiamento escolhido para este apoio à comunicação social: “Será correto que o faça por compra de publicidade ao Estado que ele próprio gere?”

Rui Rio critica com frequência os órgãos de comunicação social tanto em intervenções públicas como através da conta pessoal no Twitter. O presidente do PSD já disse também várias vezes que tem sido prejudicado pela imprensa, naquela que é uma relação conturbada  ainda desde os tempos em que era Presidente da Câmara do Porto e que se manteve quando chegou à liderança do partido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Governo vai comprar 15 milhões de euros em publicidade institucional antecipada para ajudar setor dos media

A 17 de abril, o Governo aprovou a compra antecipada de publicidade institucional no valor de 15 milhões de euros, como forma de apoiar os órgãos de comunicação social que também foram afetados na sequência da pandemia. O valor será distribuído “face ao que cada um representa no setor da comunicação social em Portugal”, de acordo com a lei da publicidade institucional, explicou Graça Fonseca, ministra da Cultura. Já antes o Observador explicou que o Governo pretende começar a fazer chegar o montante às empresas durante o mês de abril — RTP e Lusa ficam de fora.