Provas em direto da Symington
De segunda-feira a domingo, entre as 9h30 e as 17h39
Para quem tem saudades de um bom vinho do Porto: a Symington Family Estates acaba de estender a sua agenda de provas comentadas e em direto também para os fins de semana. Quem está em casa só tem de apreciar o néctar, escolher uma das quatro opções disponíveis, esperar que o material chegue — a caixa é enviada e inclui vinhos e material informativo — e marcar a prova. Do outro lado estará um guia especializado num dos três centros de enoturismo da empresa. Entre os vinhos à prova estão o Graham’s Single Harvest Tawny 1990, um Cockburn’s e uma sugestão da Quinta do Bomfim, já no território dos vinhos DOC Douro. As provas têm uma duração de 90 minutos. Os preços variam entre 90 e 250 euros.
Leituras de Quarentena e “Otelo” no São João
Até domingo
Para quem não passa sem ir ao teatro: o Teatro Nacional São João já nos habituou a uma programação intensiva durante este confinamento e os próximos dias não são exceção. Esta quinta-feira à noite, tem lugar a última sessão de Leituras de Quarentena, que durante toda a semana contou as histórias de sete mulheres e três homens durante a Peste Negra. O objeto de leitura tem sido “Decameron”, obra do século XIV, do italiano Giovanni Boccaccio. Entre sexta-feira e domingo, o teatro portuense assinala a entrada no mês de maio com “Otelo”. O clássico de William Shakespeare regressa ao palco virtual com encenação de Nuno Carinhas. A música é de Pedro Filipe Marques e a transmissão é assegurada no site, no Vimeo e das redes sociais do São João. A estreia é sexta-feira às 22h e fica disponível até à meia-noite de segunda-feira.
Degust’ar Lisboa com entregas ao domicílio e take-away
A partir de sexta-feira
Para lisboetas com paladar alentejano: o restaurante Degust’ar Lisboa reabre portas a partir de 1 de maio, com serviço de entrega ao domicílio, mas também com possibilidade de take-away, na Rua Latino Coelho. Um serviço próprio, embora o restaurante esteja presente nas plataformas Globo e Uber Eats. As propostas do chef António Nobre são uma viagem pelos sabores do Alentejo. Entre as especialidades da casa estão o cação de coentrada, as bochechas de porco ibérico com molho de vinho tinto, a linguiça frita e as migas de espargos verdes. É melhor deixar espaço para a sobremesa — encharcada conventual ou sericaia com ameixa de Elvas. Os pratos principais têm um preço de 12 euros.
“Melancolia Programada”, de Gabriel Abranches
MAAT
Para ir ao museu sem sair de casa: mesmo de portas fechadas, o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) abre a janela virtual. Por estes dias, “Melancolia Programada” de Gabriel Abrantes, com curadoria de Inês Grosso, é o destaque da agenda e com direito a uma visita virtual — imersiva na medida do possível. Esta é uma das opções no site do museu. No canal de YouTube, está disponível, em vários episódios, uma visita virtual à Central Tejo.
Feira dos Vinhos e do Queijo DOP
Até 15 de maio
Para quem não perdeu o apetite por produtos regionais: a primeira edição digital da Feira dos Vinhos e do Queijo DOP foi prolongada por mais duas semanas. Online, logo sem ter de sair de casa, a montra reúne alguns produtos das regiões de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela, Viseu Dão Lafões e Beira Baixa, com preços que vão dos seis aos 40 euros. A seleção está disponível na plataforma portuguesa Dott.
Martinhal Cascais com menu de Dia da Mãe
Entre sexta-feira e domingo
Para quem acha que os melhores presentes vão diretos para o estômago: depois de ter iniciado entregas ao domicílio, o Martinhal Cascais preparou um menu especial para o Dia da Mãe, disponível durante todo o fim de semana, ferido incluído. As opções são de pequeno-almoço e almoço. O primeiro é composto por croissant, napolitana de chocolate, donuts, pastel de natal, sumo de laranja e uma baguete do dia e o preço é de oito euros por pessoas. A segunda refeição do dia já é bem mais complexa. Camarão tigre selvagem grelhado com limão kaffir é a sugestão do chefe para entrada (9,50 euros por pessoa). Para prato principal: caril de grão de bico com crème fraîche e arroz basmati selvagem, pato assado com batatas novas, gratinado de legumes e molho de arando, costela de cordeiro, batatas novas com alecrim, ervilhas e hortelã e Pregado com vegetais e frutos secos, batatas novas assadas e molho de alcaparras. Os preços dos pratos variam entre 13,50 e 24 euros por pessoa, valores aos quais acrescem os vinhos sugeridos para cada iguaria. A sobremesa é oferta da casa.
Espetáculos e histórias no D. Maria II
De sexta-feira a domingo
Para acrescentar ainda mais teatro à agenda do fim de semana: a Sala Online, bem como a sua versão para os mais pequenos (Salinha Online), já são palcos bem conhecidos dos portugueses. A programação tem sido praticamente contínua e no primeiro fim de semana de maio a oferta cultural do Teatro Nacional D. Maria II continua a fazer chegar as suas produção a todas as casas. Nesta sexta-feira, a plataforma online recebe “O Grande dia da batalha”, com encenação de Jorge Silva Melo, às 21h. Sábado e domingo, há novas histórias contadas às crianças — a primeira é “Os Escuro”, de Lemony Snicket e com leitura de Victor Yovani, a segunda é “Uma História que Começa pelo Fim”, da autoria de Manuel António Pina e com leitura de Luís Godinho. Ambas estão marcadas para as 11h. Para os adultos, há ainda “Um Libreto para Ficarem em Casa seus Anormais”, criado e encenado por Albano Jerónimo. Está marcado para sábado às 21h.
Manteigaria Silva agora com loja online
Entregas em todo o país
Para regressar ao comércio tradicional: esta casa centenária da baixa lisboeta abriu, há duas semanas, a sua loja online. Dos vinhos às conservas, passando pelos queijos, presuntos, enchidos, frutos secos e, claro, pelo bacalhau, a Manteigaria Silva está agora pronta para chegar a todos os cantos do país. Fundada em 1890, nos envios, a Manteigaria cobrará apenas as despesas de transporte.
“Nunca mais acaba sábado” é a versão para os tempos de isolamento de “Nunca mais é sábado”, a rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.